Ter,24 de Fevereiro de 2015 | |
Balanço apresentado pelo Ministério da Saúde mostra que 84% dos médicos selecionados na primeira chamada do Mais Médicos apresentaram-se dentro do prazo nos municípios onde irão trabalhar. Agora ficam abertas, em segunda chamada até amanhã, 835 vagas em 498 municípios e 12 Distritos Sanitários Especiais Indígenas para os 9.276 mil médicos já inscritos. A previsão é que os médicos comecem a clinicar na próxima segunda-feira (2).
Entre os 3.936 médicos que concluíram a inscrição no programa, 3.304 compareceram nas cidades onde iriam trabalhar até o prazo limite, que foi a última sexta-feira (20). Os médicos que não se apresentaram ficam eliminados desta edição do programa.
A Região Nordeste foi a mais atendida nesta primeira chamada, das 1.794 opções disponíveis, 1.505 foram preenchidas. No Sudeste, das 1.019 solicitadas, 837 foram ocupadas, enquanto no Centro-Oeste, das 393 disponíveis 314 foram ocupadas. O ministro assegura que todas as 4.146 vagas ofertadas serão preenchidas ainda nesta edição do programa.
Nos dias 17 e 18 de março haverá uma terceira chamada para que médicos com registro brasileiro já inscritos no programa possam escolher os municípios com vagas disponíveis. Se ainda permanecerem postos em aberto, no dia 10 de abril será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Se ainda sobrarem vagas o governo recorrerá aos médicos cubanos. As inscrições poderão ser feitas no site www.maismedicos.saude.gov.br. As vagas disponíveis também estão na página do programa.