.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira lança projeto em escolas para reduzir consumo de água

 |  |


Crianças devem economizar água em Afogados da Ingazeira. Foto:  Cláudio Gomes/divulgação.
Crianças devem economizar água em Afogados da Ingazeira. Foto: Cláudio Gomes/divulgação.
Uma das áreas mais castigadas pela escassez de água em Pernambuco, a cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, encontrou um meio educativo para conscientizar crianças a fazerem o consumo consciente do líquido.
Esta semana, a prefeitura do município, localizado a 386 quilômetros do Recife, lançou a campanha Água pela Vida, com o objetivo de premiar as escolas da rede municipal que conseguirem economizar água e energia.
Atualmente, a rede escolar da cidade inclui 32 escolas, que atendem seis mil alunos, da educação infantil, do ensino fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A meta da Secretaria Municipal de Educação é reduzir o consumo das unidades de ensino em 50% até o final do ano, seguindo orientação da ONU, através dos oito objetivos do milênio. Na questão da segurança hídrica, a ONU prevê “Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura e esgotamento sanitário.”
Cálculos da prefeitura apontam que, hoje, o custo anual com as contas de água e de energia das escolas equivale a R$ 28.833,72 e R$ 107.288,14, respectivamente.
Alunos das escolas municipais. Foto: Cláudio Gomes/Divulgação.
Alunos das escolas municipais. Foto: Cláudio Gomes/Divulgação.
A cidade sertaneja é abastecida pela Adutora do Pajeú, que capta água no Rio São Francisco, na altura de Floresta.
Inaugurada em meados da década de 70, a barragem de Brotas secou completamente em 2013, pela primeira vez em sua história. Hoje, conta com apenas 8,1% de sua capacidade armazenada. A previsão é de que 2015 seja mais um ano ruim em se tratando de precipitação pluviométrica.
Alunos das escolas municipais. Foto: Cláudio Gomes/Divulgação.
Alunos das escolas municipais. Foto: Cláudio Gomes/Divulgação.
AÇÕES – Para mobilizar a comunidade escolar, a Prefeitura irá promover nas escolas palestras, oficinas, cineclubes e a realização de mesas de glosas, tradição da cultura do Sertão do Pajeú. Em torno da mesa de glosa, reúnem-se poetas, cantadores, repentistas e quem mais quiser participar. O mote é dado e desenvolvido pelos participantes.
O tema será a redução do consumo e o consumo racional da água. Está prevista também a realização de uma olimpíada de conhecimento, com distribuição de medalhas (ouro, prata e bronze) para os melhores trabalhos.  O tema será “agindo com consciência planetária”. Todos os materiais educativos impressos (cartilha, panfleto, folder, etc) será produzido pelos próprios alunos em sala de aula.