.

Venturosa recebe sessões de filmes do Cine Sesi Cultural até domingo (8)


 |  |

Além do 'A Era do Gelo 4', outros filmes serão exibidos, incluindo alguns curtas-metragens (Foto: Divulgação)Além do 'A Era do Gelo 4', outros filmes serão exibidos, incluindo alguns curtas-metragens (Foto: Divulgação)O Cine Sesi Cultural é realizado dessa sexta-feira (6) até domingo (8) em Venturosa, no Agreste pernambucano. O evento contará com a exibição dos filmes "Cine Holliúdy", "A Busca" e "A Era do Gelo 4", além dos curtas-metragens "Pimenta", "A Menina Espantalho" e "Leonel Pé de Vento".
A iniciativa é do Serviço Social da Indústria (Sesi) e tem o objetivo de levar o evento para municípios que não têm cinema. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, os vídeos serão projetados na Praça do Largo da Matriz de São José. "Este evento também encerra a primeira fase do projeto, que será retomada em outros municípios depois da Copa do Mundo Fifa 2014", explica o departamento.
Serviço
Cine Sesi Cultural em Venturosa
Local: Praça do Largo da Matriz de São José, Centro
Dias: sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8)
Hora: a partir das 18h30
Acesso: gratuito.


Secretaria de Saúde de Arcoverde realiza Oficina de Planejamento


 |  |
A secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira (10), às 08h30, no Buffet Arte de Fazer, a “Oficina de Planejamento Anual de Saúde - 2014”.
No evento serão estabelecidos objetivos, diretrizes e metas que deverão ser cumpridas pela prefeitura de Arcoverde até 2017.
Coordenadores, diretores e profissionais da área da saúde realizarão um levantamento dos principais obstáculos, existentes no município, através de uma análise da situação atual.
PMA

Em Vitória de Santo Antão, corpo de recém nascido é encontrado em terreno baldio


 |  |

Apenas um laudo poderá afirmar a causa da morte de um recém nascido em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado. O corpo foi encontrado na manhã dessa sexta-feira (06), em um terreno baldio, localizado na Rua Brasiliano de Queiroz Monteiro, no Bairro do Cajá, área urbana da cidade. Técnicos do Instituto de Criminalística (IC) estiveram no local e fizeram a análise inicial.
Segundo o papiloscopista Robson Siqueira, não dá para afirmar a causa da morte. Apenas um laudo poderá precisar o que aconteceu com a criança, mas pelo que se vê, não há ferimentos. De sexo masculino, o bebê estava enrolado em um lençol, próximo a um buraco com poucos centímetros de profundidade, o que aparentava a tentativa de enterrá-lo.
Um homem capinava o local quando percebeu o volume dentro do mato e ligou para a Polícia Militar, que fez o isolamento da área e registrou a ocorrência. Ainda não há informações de suspeitos. O caso será investigado.
Do A Voz da Vitoria

Amupe realiza I Encontro das Assessorias de Imprensa das Prefeituras Pernambucanas


 |  |

Foto: Blog do Nill JúniorFoto: Blog do Nill JúniorA Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe promove na próxima terça-feira (10) de Junho, às 14h, o I Encontro das Assessorias de Imprensa das Prefeituras Pernambucanas. O evento será realizado na sede da Amupe, em Jardim São Paulo, e pretende reunir profissionais de todo o Estado para discutir a importância da comunicação na gestão pública e o aprimoramento da relação dos gestores com a mídia.
Participarão do evento o publicitário José Nivaldo, especialista em marketing político, Jô Mazzarolo (TV Globo), Andréa Pessoa (Escola de Contas do TCE) e Ivan Maurício, secretário de imprensa do Governo do Estado. Os Jornais serão representados por Kauê Diniz,Editor de Política do Diário de Pernambuco, Ivanildo Sampaio, diretor de Redação do Jornal do Commercio e Patrícia Raposo, Editora Chefe da Folha de Pernambuco.
O relacionamento dos veículos de comunicação com as assessorias de imprensa e a influência dos blogs e mídias sociais na comunicação são alguns dos temas abordados durante o evento, que contará com o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.As inscrições estão abertas na Amupe e podem ser feitas através do e-mail: imprensa.amupe@gmail.com.

Juiz Federal mantém interrupção de obras da Barragem da Ingazeira


 |  |

Foto: Blog do Nill JúniorFoto: Blog do Nill JúniorEm nova decisão o Juiz Federal da 18ª Vara/PE Gustavo Henrique Teixeira de Oliveira manteve integralmente a decisão que determinou a paralisação da construção da Barragem da Ingazeira, bem como indefiro o pedido formulado pelo DNOCS de retirada dos demandantes da área. Determinou ainda a inclusão do MPF no polo ativo da presente demanda.
Segundo o Juiz na decisão, o DNOCS iniciou a construção da Barragem da Ingazeira sem concluir o todo o procedimento de desapropriação no que tange ao pagamento total da indenização e à efetiva imissão na posse das terras. Ademais, confirma que, em desrespeito às normas de segurança para fins da realização de obras e mesmo aos direitos humanos, deu início às obras nas áreas em que residem cerca de 400 (quatrocentas) famílias, colocando a segurança e vida de tais pessoas em risco.
Se apresenta inadequada a continuidade de obra que já começou de forma irregular, colocando em risco a vida de inúmeras famílias. Ademais, tais prejuízos poderiam ser evitados inclusive com a realocação provisória dos demandantes para outro local, sob as expensas do réu, o que, certamente, iria onerar menos o erário.
Nesse sentido, diante das circunstâncias apresentadas, sequer seria razoável determinar a retirada dos demandantes das áreas em que residem, até mesmo porque, provavelmente, tais pessoas não possuem condições financeiras de se instalarem em outra localidade.Segundo Tote Marques, a audiência de justificação foi marcada para o dia 16 de junho.

Paratleta de Garanhuns participa do Campeonato Pernambucano Masters de Natação


 |  |

Recentemente, o nadador participou do Circuito Loterias Caixa, em Natal (RN) Foto: Divulgação Recentemente, o nadador participou do Circuito Loterias Caixa, em Natal (RN) Foto: DivulgaçãoO atleta paraolímpico Denivaldo Ramos de Paulo, 35 anos, vai representar Garanhuns, Agreste do Estado, no 12º Campeonato Pernambucano Masters de Natação em Piscina Curta. A disputa ocorre neste sábado (7) e no domingo (8), na Vila Olímpica, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR). A realização é da Associação dos Nadadores Masters de Pernambuco (ANMPE).
Desde os cinco anos de idade que “Denis”, como é chamado, pratica natação. Ele começou a competir profissionalmente aos 16 anos de idade. Sua trajetória de nadador foi interrompida no ano de 2006, quando sofreu uma fratura na vértebra. Mesmo assim, após anos de tratamento intenso com hidroterapia e fisioterapia, no ano passado, o paratleta voltou a fazer uma das coisas que mais gosta: concorrer em campeonatos.
Recentemente, o nadador participou do Circuito Loterias Caixa, em Natal (RN), trazendo duas medalhas de terceira colocação; e na 7ª Copa Nordeste Interclubes, em Teresina (PI), onde obteve duas medalhas de ouro e uma de prata – nas categorias de 100 metros costas, 100 metros livre e 50 metros livre.

Homem é morto a tiros às margens da PE-90, em Toritama, no Agreste


 |  |

A Polícia Civil está investigando a morte de um homem de 34 anos que foi assassinado a tiros na noite dessa quinta-feira (5), às margens da PE-90, no Bairro Independente, em Toritama, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com informações da Polícia Militar, o efetivo foi acionado e chegando ao local encontrou a vítima já sem vida. O corpo dele foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) emCaruaru, também no Agreste. A Polícia Civil ainda não sabe quem teria praticado o crime, nem a motivação.

Janot pede que Dirceu e Delúbio recebam autorização de trabalho externo


 |  |

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu nessa sexta-feira (6) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a revogação da decisão do presidente da Corte, Joaquim Barbosa, que cassou os benefícios de trabalho externo do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. O parecer foi anexado aos recursos apresentados pelas defesas ao plenário do Supremo.

Segundo o procurador, o entendimento de que não é necessário o cumprimento de um sexto da pena, firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), é acertado. Para Janot, não há previsão legal que exija o cumprimento do lapso temporal para concessão do trabalho externo a condenados em regime semiaberto.

Para o procurador, não há motivos para que o benefício não seja concedido, sendo que os requisitos legais foram preenchidos pelos condenados e pelas empresas que ofereceram os empregos. “Ante o exposto, o Ministério Público Federal manifesta-se pela reforma da decisão agravada, para que o benefício do trabalho externo pleiteado pelo agravante, sob o prudente acompanhamento do juízo delegado [fiscalização pela Vara de Execuções Penais]".

No mês passado, para cassar os benefícios, Barbosa entendeu que Dirceu, Delúbio e outros condenados no processo não podem trabalhar fora da prisão por não terem cumprido um sexto da pena em regime semiaberto. Com base no entendimento, o ex-ministro nem chegou a ter o benefício autorizado para trabalhar em um escritório de advocacia em Brasília. No caso do ex-tesoureiro, Barbosa também alegou que Delúbio não pode trabalhar na CUT pelo fato de a entidade ser vinculada ao PT.

De acordo com a Lei de Execução Penal, a concessão do trabalho externo deve seguir requisitos objetivos e subjetivos. A parte objetiva da lei diz que o condenado deve cumprir um sexto da pena para ter direito ao benefício. "A prestação de trabalho externo, a ser autorizada pela direção do estabelecimento, dependerá de aptidão, disciplina e responsabilidade, além do cumprimento mínimo de um sexto da pena", informa o Artigo 37.

Desde 1999, após uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), os juízes das varas de Execução Penal passaram a autorizar o trabalho externo ainda que os presos não cumpram o tempo mínimo de um sexto da pena para ter direito ao benefício. De acordo com a decisão, presentes os requisitos subjetivos, como disciplina e responsabilidade, o pedido de trabalho externo não pode ser rejeitado.

No entanto, Joaquim Barbosa afirma que o entendimento do STJ não vale para condenações em regime inicial semiaberto. Para justificar a aplicação integral do Artigo 37, Barbosa cita decisões semelhantes aprovadas em 1995 e em 2006, no plenário da Corte. A controvérsia será resolvida somente quando o plenário da Corte julgar os recursos impetrados pela defesa dos condenados. A data do julgamento depende da liberação do voto de Barbosa.
Fonte: Agência Brasil

Confira os horários de atendimento do Expresso Cidadão no interior durante a Copa

 |  |

As unidades do Expresso Cidadão terão seus horários alterados durante os jogos da Copa do Mundo e os feriados municipais do mês de junho no interior pernambucano. Quem precisar utilizar os serviços oferecidos deve ficar atento.

» Confira abaixo os horários de funcionamento:
CARUARU - Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até as 12h30. No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
GARANHUNS - Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até às 12h30.
Nos dias 13, 19 e 24, feriados municipais, não haverá expediente

PETROLINA - Nos dias de jogos do Brasil (12, 17 e 23), o atendimento será até às 12h30.
No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.

No sábado (21), bem  como na quarta-feira (25), o expediente cumprirá horário normal.

IBGE: Copa pressiona alimentação fora de casa e eletros


 |  |

Às vésperas da Copa do Mundo, os preços de alguns itens já começam a mostrar influência da proximidade do evento, afirmou nesta sexta-feira (6), a coordenadora de Índice de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos.

Segundo Eulina, o efeito mais visível é percebido na alimentação fora do domicílio, que acelerou de 0,57% para 0,91% em maio. As refeições subiram 0,96%, enquanto os refrigerantes fora de casa avançaram 1,29%.

Os eletrodomésticos também são impulsionados pela Copa do Mundo, afirmou a coordenadora. Os preços subiram 2,12%, puxados por refrigeradores, fogões e máquinas de lavar roupa. "As vendas desses itens aumentaram", disse Eulina.

Os televisores, principal item de desejo das famílias com a chegada da Copa do Mundo (e que têm sustentado a produção da indústria e as vendas do varejo), caíram 0,36% em maio, mas menos do que em abril (-1,19%). "Há muitas promoções de TV", justificou.

A despeito da pressão esperada sobre as passagens aéreas diante da proximidade do evento, as tarifas recuaram 21,11% em maio. "Chama atenção. Podemos até achar que não era (para estar caindo), mas foi isso que foi medido. As empresas parecem ter deixado as tarifas mais em conta por mais tempo", disse Eulina.
Fonte: Agência Estado

Cai o preço da cesta básica no interior do Estado


 |  |

Ao todo, são calculados 27 itens de maior participação na variação do valor médio da cesta básica Foto: Clemílson Campos/ Acervo JC Imagem Ao todo, são calculados 27 itens de maior participação na variação do valor médio da cesta básica Foto: Clemílson Campos/ Acervo JC ImagemA cesta básica está mais barata no interior do Estado. Em Caruaru, no Agreste, e em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, as quedas foram de -1,21% e -2,23%, respectivamente. O preço médio da cesta básica foi de R$287,91 em Caruaru e R$279,89 em Vitória.
O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) em Pernambuco calculou ainda o impacto do valor da cesta básica no salário mínimo atual. Na Capital do Agreste, o resultado apontou 39,77% e em Vitória 38,66%. Os itens de limpeza doméstica e alimentação estão mais baratos em todas as regiões pesquisadas no Estado.
O levantamento é realizado em 22 estabelecimentos em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços é feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da cesta básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.

Brasil ‘ganha’ quase 150 mil novos presos e se torna 3º país com maior população carcerária do mundo


 |  |

Brasil tem 567,6 mil presos no sistema carcerário. Outros 147,9 mil cumprem prisão domiciliar, segundo dados divulgados pelo CNJ Divulgação/Flickr/CNJBrasil tem 567,6 mil presos no sistema carcerário. Outros 147,9 mil cumprem prisão domiciliar, segundo dados divulgados pelo CNJ Divulgação/Flickr/CNJO Brasil tem uma população carcerária de 715.592 presos, divididos entre 567.655 que fazem parte do sistema e outros 147.937 que cumprem prisão domiciliar, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) divulgados nesta quinta-feira (5). O número coloca o Brasil na terceira colocação mundial no ranking de população carcerária.
Antes, o Brasil só tinha os números dos presos no sistema carcerário e não considerava as prisões domiciliares. Com os novos dados, o Brasil superou a Rússia, que tem 676,4 mil presos.
Depois do Brasil, no ranking mundial da população carcerária, a segunda posição pertence à China, que tem 1,7 milhão de presos, e a liderança é dos Estados Unidos, com 2.228.424 presos.
Ranking de Estados
A maior parte dos presos brasileiros está no Estado de São Paulo, que tem 297.096 presos (quase 205 mil presos e 92,1 mil em prisão domiciliar), de acordo com o CNJ. O número representa 41% do total, ou seja, de cada dez presos, quatro estão nas cidades paulistas.
A segunda posição entre os Estados brasileiro pertence a Minas Gerais, que tem 57.498 presos no sistema e 10.954 em prisão domiciliar — no total, 68.452. Completa o “pódio” o Estado do Rio de Janeiro, com 37.453 presos — 35.611 no sistema e 1.842 em prisão domiciliar.
Um dos principais alertas do estudo do CNJ diz respeito ao número de vagas do sistema carcerário. Faltam 210,4 mil vagas no sistema carcerário brasileiro. No entanto, considerando quem está em prisão domiciliar, o saldo negativo aumenta para 358.373.
Brasil x países emergentes
A população carcerária brasileira é muito maior que a de países emergentes como Argentina, México e África do Sul — vale lembrar, no entanto, que a população absoluta desses países é muito menor que a brasileira. A Argentina tem 62,2 mil presos; o México possui 249,9 mil detentos; e a África do Sul mantém 157,4 mil presos. Na Alemana, para efeito de comparação, tem 62,6 mil presos.
Fonte: r7.com

Plataforma Online poderá informar sobre tubarões na Costa de Pernambuco


 |  |

População vai poder saber áreas de riscos antes de ir à praia Foto: Reprodução Internet População vai poder saber áreas de riscos antes de ir à praia Foto: Reprodução InternetOs tubarões da costa pernambucana serão monitorados através da internet. A iniciativa é um projeto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) junto com o Projeto de Pesquisa e Monitoramento de Tubarões na Costa do Estado de Pernambuco (Protuba) e Ocearch, organização sem fins lucrativos que investiga tubarões brancos e outros predadores. Juntos pretendem acompanhar o deslocamento dos tubarões, além de informar a população em tempo real sobre as condições de correntes e áreas que devem ser evitadas para o banho.
De acordo com a presidente do Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Rosângela Lessa, a previsão é que o serviço com a plataforma online para a população visualizar os pontos de riscos esteja no ar em até um ano. "Será um serviço de utilidade pública. Os dados informados serão recolhidos através de imagens da UFRPE e sobrevoos com aviões da Secretaria de Defesa Social do Recife (SDS), explica.
Segundo ela, o serviço será importante para evitar o afogamento e acidentes com tubarões. "As pessoas vão conseguir visualizar os pontos de riscos, áreas com correntes que são propícias aos ataques antes de sair de casa e evitar esses pontos."
Outra parte do projeto será o monitoramento dos tubarões. Os animais serão vigiados em quatro pontos: na costa do Recife; na foz do Rio São Francisco - entre Alagoas e Sergipe -; na altura do Cabo Calcanhar, praia localizada no Rio Grande do Norte, e nas proximidades do Arquipélago de Fernando de Noronha.
Um barco da Ocearch virá para o Estado após liberação da Marinha do Brasil para começar o monitoramento e estudo dos animais. Os tubarões serão capturados, receberão chips para serem acompanhados e passarão por exames. Dentro do projeto, as informações com a localização dos animais poderá ser divulgada na plataforma que será criada e até por meio das redes sociais.