Um acidente envolvendo um caminhão deixou duas pessoas mortas e outra ferida em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. O fato ocorreu na manhã desta sexta-feira (7) na Rua São Carlos, no bairro Palestina.
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CB) da cidade, o veículo, de cor azul e placa CGG-0503, desceu desgovernado pela via e atropelou três pessoas que estavam em um bar na esquina da rua. Uma das vítimas ficou presa embaixo do caminhão, que estava carregado com pelo menos oito tonéis.
Não resistiram aos ferimentos e morreram no local Júlio Félix da Silva Júnior, 56 anos, e Inácio Caetano da Silva, de idade desconhecida. Uma terceira pessoa ficou ferida e foi levada para o hospital da cidade. O estado de saúde dela não foi informado.
Após atingir as vítimas, segundo o CB, o caminhão ainda bateu em um veículo Toyota do tipo bandeirante, de cor branca e placa HZH-4266, que estava estacionado na rua. No momento da batida não havia ninguém dentro do Toyota.
Ainda de acordo com os bombeiros, o motorista do caminhão não foi localizado durante o tempo em que a equipe estava no local. O CB também não soube informar se havia alguém na direção do veículo no momento do acidente. O caso foi repassado à Delegacia de Santa Cruz do Capibaribe.
Os corpos de Júlio e Inácio serão levados ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru, no Agreste.
Neste final de semana, os Correios realizarão mutirões nas localidades atingidas pela paralisação parcial para colocar em dia a entrega de cartas e encomendas. A ação faz parte do plano de continuidade de negócios da empresa para minimizar eventuais prejuízos causados pelo movimento deflagrado em 13 Estados. Outras medidas já estão sendo adotadas, como realocação de empregados de outras áreas e realização de horas extras.
Se você é um dos 636.386 candidatos inscritos no concurso do Banco do Brasil, já pode conferir aqui seu local de prova. Os exames objetivos e discursivos serão aplicados neste domingo (9). Na prova objetiva, serão exigidos conhecimentos em língua portuguesa, atualidades do mercado financeiro, raciocínio lógico-matemático e conhecimentos específicos.
O cargo em disputa é o de escriturário, com salário de R$ 2.043,36 em jornada de trabalho de 30 horas semanais. Do total de chances, 1.450 são para lotação no Distrito. Além do Distrito Federal, os aprovados serão lotados nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo e Tocantins. O regime de contratação será por meio da Consolidação das Leis de Trabalho. A divulgação do resultado final do certame está prevista para 29 de abril.
Em breve, os correntistas dos principais bancos do país não precisarão mais procurar um caixa eletrônico específico da instituição financeira para fazer saques. Poderão pegar dinheiro em um terminal de autoatendimento de qualquer instituição. Esta é a promessa dos bancos, que fecharam recentemente um acordo para compartilhar os equipamentos.
Segundo fontes ouvidas pelo Globo, a empresa responsável pelo “Banco 24 horas”, a TecBan, unificará o serviço em todo o Brasil. A ideia é reduzir custos e ganhar eficiência. Ao dividir o mesmo terminal, as instituições financeiras diminuirão gastos com transporte de valores, segurança, equipamentos e manutenção. Para o cliente, a vantagem será a multiplicação de postos de autoatendimento, já que ele poderá usar a rede de todos os bancos. O correntista não precisará pagar qualquer taxa extra pela unificação desses serviços.
O município de Triunfo, no sertão do Estado, foi o mais recente a implantar o sistema eletrônico de aposentadoria, o E-CAP, desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado. Até agora apenas 19 dos 184 municípios pernambucanos implantaram a nova ferramenta. O prazo se encerra em junho deste ano conforme resolução do TCE.
Com a nova ferramenta, o processo de uma aposentadoria, que demorava até um ano para ser concluído, agora dura cerca de três meses. O servidor também pode acompanhar todo procedimento pela Internet o que dá mais transparência ao processo.
A Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, Agreste do Estado, sofreu rombo nos cofres públicos municipais para conseguir realizar concurso público em 2012. Para apurar esse e outros problemas, foi instaurada uma Comissão Permanente de Contas Especiais para averiguar as contas do órgão, já que muitas irregularidades foram verificadas durante a gestão do antigo prefeito, Edson Souza. Edson teve o mandato cassado em 2013, ano em que o novo gestor, Roberto Asfora, assumiu.
Iniciado em 2010, o processo de organização do certame foi adiado por dois anos, pois a empresa contratada para planejá-lo – o Instituto Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Estudo Educacional e Cultural – foi autuada pelo Tribunal de Contas do Estado por fraudes em outras seleções. Mesmo assim, a instituição recebeu os valores das inscrições dos candidatos: uma quantia que soma R$ 315.960, montante não repassado ao município.
Em 2012, a administração contratou outra organizadora, a Advise, porém, sem ter o dinheiro das inscrições, teve que pagá-la com recursos próprios. No Diário Oficial da última quarta-feira (05), a promotora Anna Karollina notificou Edson Souza e o Ipedec a comparecerem à Prefeitura em um prazo de 15 dias para prestarem esclarecimentos. Ambos não receberam notificações pelos Correios. O primeiro não se encontrava na residência dele; o segundo mudou de endereço, mas não informou sua nova localidade.