.

Polícia Civil investiga homicídio em Lagoa dos Gatos, no Agreste de PE

 |  |

Um homem de 33 anos foi assassinado nesse domingo (1º) em Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, o corpo da vítima foi encontrado no Sítio Alto do Tambor, na zona rural do município, com marcas de disparos de arma de fogo. A PM ainda não tem informações de como o crime ocorreu.
Ainda segundo a polícia, ao lado do corpo, foram encontradas uma moto e uma garrafa de bebida alcoólica. A vítima tinha passagem pela polícia por roubo. Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, também no Agreste.
Do G1 Caruaru


Capotamento de veículo deixa um morto e seis feridos em Itacuruba

 |  |

Um veículo Strada capotou com sete pessoas em uma estrada na zona rural de Itacuruba, no Sertão pernambucano, no final da tarde desse domingo (1º). Uma mulher que estava na carroceria do veículo morreu e outras seis pessoas ficaram feridas.
De acordo com a polícia, o motorista teria perdido o controle da direção do automóvel - de cor e placa não reveladas - que veio a capotar logo em seguida. Silvaneide de Souza Sá Silva, de idade não informada, morreu no local. Já as demais vítimas foram socorridas com ferimentos ao hospital local e o estado de saúde das mesmas não foi informado. O caso foi repassado para a Polícia Civil do município.



Inscrições para Festival de Cinema de Triunfo terminam hoje (2)

 |  |

Terminam hoje (2) as inscrições para o 7º Festival de Cinema de Triunfo, no Sertão de Pernambuco. Cineastas de todas as regiões do Brasil podem se inscrever nas categorias longa-metragem nacional, curta-metragem nacional, curta-metragem pernambucano, curta-metragem infanto-juvenil e curta-metragem dos sertões. O evento será realizado entre os dias 4 e 9 de agosto no Cine teatro Guarany.

Segundo a organização do evento, a novidade desta edição é a entrega do Troféu Fernando Spencer para o melhor curta-metragem filmado em Pernambuco. Segundo o secretário de Cultura do estado, Marcelo Canuto, o nome da premiação é "mais um reconhecimento à valorosa contribuição que este pioneiro do audiovisual deu à cultura pernambucana", explica. O cineasta que dá nome à condecoração morreu depois de enfrentar um câncer por seis anos.
Haverá R$ 50 mil em prêmios para as melhores películas. Para Carla Francine, coordenadora do evento, o eixo de formação também será fortalecido. “Oficinas e debates sobre a produção audiovisual vão reunir produtores, cineclubistas e profissionais da área em momentos de reflexão, não apenas sobre o bom momento do nosso cinema, mas também para apontar caminhos que fortaleçam cada vez mais o setor em todo o estado”, comenta.
A ficha de inscrição está disponível no site da Fundarpe. O festival conta ainda com um blog que mostra relatos dos participantes.


TJPE oferece atendimento 24h para passageiros com problemas em vôos

 |  |

Começa a funcionar, hoje (2), o posto avançado do Tribunal de Justiça de Pernambuco no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, específico para solucionar problemas no embarque e desembarque de passageiros. O posto funciona das 7h às 19h até o dia 10 de junho, e depois passa a oferecer serviço 24 horas, atendendo passageiros com problemas de atraso ou cancelamento de voos, overbooking e extravio de bagagens. O atendimento está disponível para todos os passageiros, turistas ou não, durante o período da Copa.
O juizado fica no check-in sul, no primeiro andar do aeroporto, próximo à sede da Anac. A equipe do TJPE é composta por um magistrado de prontidão, um conciliador, um oficial da Justiça e um servidor judiciário. Ao todo são 18 profissionais envolvidos, entre eles, nove juízes. O tribunal já entrou em acordo com as companhias aéreas para disponibilizar funcionários que representem a empresa na audiência de conciliação do posto avançado.
Para solicitar ajuda, é necessário que a pessoa prejudicada leve para o posto local documentos pessoais e, se possível, documentos que comprovem a situação, facilitando a ação. O processo vai tramitar no local no estado de origem e preferência do passageiro. O horário de atendimento aos passageiros pode variar de acordo com a demanda.


TCE aponta os prefeitos fichas-sujas de Pernambuco

 |  |

Pelo menos um quinto de nossos atuais prefeitos está irregular junto ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Os 35 prefeitos listados cometeram infrações variáveis em algum período dos últimos oito anos, e esgotaram todos os recursos processuais possíveis dentro do TCE. Isso leva a uma consideração assustadora: quando novos processos transitarem e forem julgados, outros nomes devem ser inseridos nesse rol.
A lista do TCE-PE está disponível a qualquer cidadão que tenha curiosidade e paciência para verificar as centenas de processos agrupados no site www.tce.pe.gov.br. Os pontos mais recorrentes foram a questão da não-prestação de contas; do não-recolhimento adequado da Previdência Social; do descumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal, com despesa com pessoal maior que o permitido; e do não-cumprimento do percentual previsto em lei para investimentos em Educação e Saúde.
Visitando o site do TCE-PE, adversários políticos e eleitores em potencial podem ver que Elias Lira (Vitória de Santo Antão) e Alexandre Martins (Terezinha) mantinham funcionários ativos que moravam fora de Pernambuco. Elias contratou pessoas já falecidas, e Alexandre pagou a servidores cujos CPFs pertencem a terceiros. Hely Farias (Rio Formoso) cometeu todas essas
irregularidades. E Aparecida Oliveira (Solidão) também fez tudo isso e ainda admitiu menores de idade.
João Mendonça (Belo Jardim) contratou transporte escolar sem licitação, e Francisco Dessoles (Iguaracy) implantou caminhões para levar estudantes às aulas, alegando estradas ruins. Eduardo Tabosa (Cumaru) falsificou propostas de preços e de assinaturas e pagou por serviços de perfuração de poços feitos com equipamentos da própria prefeitura. Jetro Gomes (Santa Maria da Boa Vista) foi obrigado a devolver valores gastos com combustível e locação de veículos. Marquidoves Vieira (Lagoa do Ouro) foi acusado de desobediência à Lei da Responsabilidade Fiscal e às decisões do TCE.
Em Catende, durante a gestão de Otacílio Cordeiro, oito pessoas não-habilitadas para o exercício da Medicina foram contratadas como tal. Sérgio Miranda (Panelas) tentou colocar na prestação de contas de 2003 a mesma reforma do vestiário de uma escola que havia sido concluída e apresentada, em 2002.
A lista na internet é provisória, e poderá ser modificada até o dia 05 de julho, segundo a legislação eleitoral. Estas e outras irregularidades serão analisadas pela equipe da PRE-PE, que deverá propor impugnação nos casos cabíveis. A decisão definitiva caberá ao TRE. De qualquer modo, todos os cidadãos pernambucanos com acesso à internet têm a possibilidade de fazer,
desde já, seus próprios julgamentos.



Idoso de 79 anos é detido com mais de 100 munições em feira de Surubim

 |  |

Um idoso de 79 anos foi autuado em flagrante por posse de mais de 100 munições de vários calibres, além de pólvora, chumbo, espoleta e cartuchos vazios. O material estava escondido na barraca de fogos de artifício que ele possui na feira livre de Surubim, cidade do Agreste pernambucano.
Os policiais o encaminharam para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Limoeiro, onde o caso foi registrado. Na sequência, o idoso pagou fiança e foi liberado.


Bandidos explodem caixa eletrônico de banco na Zona da Mata de PE

 |  |

Um caixa eletrônico de um banco situado no Centro de Vicência, na Zona da Mata pernambucana, ficou danificado após a agência ser explodida. A ação ocorreu na madrugada desse domingo (1º), por volta das 2h50. De acordo com a Polícia Militar, de 8 a 10 homens teriam participado do crime. Eles fugiram em dois carros e, até o momento, seguem foragidos.
Ainda segundo a PM, apenas um dos 4 caixas da agência foi atingido na explosão. Com o impacto, parte do teto e a frente da agência também foram atingidos. Na fuga, os criminosos jogaram grampos de ferro nas vias do município para impedir que viaturas da Polícia Militar iniciassem uma perseguição.