.

PF divulga ações que serão desenvolvidas na Copa do Mundo em Pernambuco

 |  |

A Polícia Federal divulgou na manhã de hoje (2) algumas ações a serem desenvolvidas durante a Copa do Mundo em Pernambuco, que acontece nos meses de junho e julho, na Arena Pernambuco, localizada em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. Vídeos de treinamentos realizados pelos policiais de elite da PF foram realizados, além da segurança de dignitários, viaturas blindadas, sistemas do aeroporto e o lançamento do cartaz que combate o tráfico de mulheres em parceria com os Correios.
Desde 2011, foram investidos mais de R$ 400 milhões, dos quais R$ 90 milhões estritamente em equipamentos e capacitação para os grandes eventos. O investimento permitiu a aquisição de viaturas, inclusive blindadas, embarcações, armamento menos letal, coletes balísticos, equipamentos para os grupos de operações especiais, para os grupos de bombas e explosivos, soluções de tecnologia da informação, inclusive para investigação de crimes cibernéticos e identificação de vítimas de desastre, e estruturação do Centro de Cooperação Policial Internacional.
Confira abaixo as ações que serão desenvolvidas:
Grupo de Pronta Intervenção - são policiais previamente selecionados, extremamente experientes com treinamento tático especial e que tem formação feita pelo grupo de Elite da Polícia Federal, COT - Comando de Operações Táticas, ficando de sobreaviso 24 horas para qualquer intervenção. O objetivo desse grupo é intervir e resolver situações de crise e risco. Os policiais aprenderam táticas de abordagem, emboscada, ocorrências envolvendo reféns em um avião seqüestrado, invasão de prédio para resgate de vítimas ou neutralização de ações criminosas.
Segurança de dignitários - a Polícia Federal em Pernambuco capacitou policiais que vão trabalhar na segurança de autoridades e dignitários.
Viaturas blindadas – a PF de Pernambuco recebeu dois veículos modelo Mitsubishi Pajero Full, que serão utilizados na segurança de autoridades estrangeiras e nacionais. As viaturas suportam tiros calibres 22, 38, 9 milímetros e Magnum 357 e 44 e até fuzil.
Lançamento de cartaz – os Correios se uniram à PF para ajudar a combater o tráfico internacional de mulheres, elaborando e confeccionando cartazes bilíngues com o slogan “O tráfico internacional de mulheres é uma realidade, mas a proteção também. Participe! Denuncie! Ligue 180.”.
Sistema de imigração do aeroporto impedirá a entrada de pedófilos no País - estrangeiros, turistas ou imigrantes condenados ou envolvidos em denúncia relacionada à pornografia, exploração sexual, pedofilia e abuso de crianças e adolescentes estão proibidos de entrar no Brasil desde o dia 22 de junho de 2014.


CGU proíbe servidores de aceitar ingresso para assistir a jogos da Copa

 |  |

A Controladoria-Geral da União proibiu servidores federais de aceitar convite, ingresso, transporte ou hospedagem para assistir a jogos ou participar de eventos oficiais da Copa do Mundo. A norma, que visa a evitar situações de conflito de interesses envolvendo a administração pública federal, foi publicada hoje (2) no Diário Oficial da União.
Algumas exceções estão contempladas na orientação, que se aplica a todos os servidores estatutários e empregados públicos. Os agentes públicos podem ganhar ingresso distribuído pelo próprio governo quando for recebido da Federação Internacional de Futebol, do Comitê Organizador Brasileiro ou da Confederação Brasileira de Futebol.
Servidores também podem ganhar de presente ingresso de parentes ou amigos que tenham pagado por ele. Outra exceção é quando o servidor ganhar o ingresso ou convite em promoções ou sorteios. O agente público ainda pode receber o ingresso no caso de participação institucional no evento e distribuído por empresas estatais, desde que não seja configurado conflito de interesses.
De acordo com a orientação, para evitar o uso da condição de servidor para conseguir acesso indevido aos jogos e eventos, o governo deve, além de divulgar as regras, promover a apuração da responsabilidade administrativa e disciplinar, quando houver indícios de violação das normas.


Mais de 700 municípios têm mais da metade dos alunos em atraso escolar

 |  |

Em 738 municípios brasileiros, mais da metade dos alunos de escola pública do ensino médio não têm a idade adequada à série em que estuda. São estudantes com mais de dois anos de atraso escolar. Na outra ponta, 217 de um total de 5,5 mil municípios têm menos de 10% de estudantes nessas condições.
Os dados são do Censo Escolar do Inep. A maior parte dos municípios com distorção idade-série de mais de 50% (468) está na Região Nordeste. Quando se trata dos municípios com taxa menor que 10%, a maior parte (190) está no Sudeste.
Os dados foram selecionados com o auxílio da plataforma de dados educacionais QEdu, onde estarão disponíveis para consulta a partir de hoje (2). Os dados nacionais mostram que 32,7% dos alunos brasileiros de escola pública do ensino médio não têm a idade adequada à série em que estão. Parte desse atraso vem do ensino fundamental, onde 23,7% estão nessa situação.
Pela Constituição, os estados e o Distrito Federal são responsáveis, prioritariamente, pelo ensino médio.
Fonte: Agência Brasil