Policiais Militares de Pernambuco não vão aderir a paralisação nacional prevista para quarta
Ter,20 de maio de 2014 | |
A deputada Terezinha Nunes (PSDB) participou de reunião com a comissão dos policiais militares que estiveram à frente da greve da categoria para ajustar pontos que foram acordados com governo do Estado para por fim ao movimento paredista.
No encontro, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco, os policiais garantiram que não vão aderir à paralisação nacional das PMs que está marcada para amanhã. Segundo a parlamentar a decisão trás alívio para a população pernambucana que sofreu com as consequências da recente greve dos policiais militares.
Garoto de programa é executado em Palmares
Ter,20 de maio de 2014 | |
Um garoto de programa foi executado em frente ao Motel Imperatriz, que fica às margens da BR-101, no município de Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco. O homicídio vitimou José Alisson Pereira da Silva, vulgo “Vara”, de 23 anos. De acordo com a polícia, o rapaz foi morto com pelo menos sete disparos de arma de fogo, sendo que dois atingiram seu tórax, dois a perna direita, um o braço direito e mais dois as costas.
O local onde a vítima foi encontrada é frequentado por usuários de drogas e também serve como ponto de prostituição de mulheres e travestis. Os agentes disseram ainda que “Vara” costumava comprar entorpecente e não pagava no prazo estipulado. A lei do silêncio impera na região. Os suspeitos ainda não foram identificados e permanecem foragidos.
Suspeito de assassinar dançarina é morto a tiros em bar no município de Bezerros
Ter,20 de maio de 2014 | |
Um homem foi assassinado a tiros em um bar, situado na Rua 16, no bairro da Cohab, na cidade de Bezerros, Agreste do Estado. Vandeilson Monteiro da Silva, o "Urêia", de 32 anos, chegou a ser socorrido para a maternidade da região, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu logo após dar entrada. De acordo com a policia, a vítima bebia quando foi surpreendida por quatro indivíduos que chegaram em um Gol e um Golf, efetuando vários disparos. Dos 15 tiros de Ponto 40 e calibre 380, "Urêia" foi atingido por cinco.
As primeiras investigações apontam que a motivação do crime tem relação com a disputa por pontos de venda de drogas na região e que o rapaz tem envolvimento com o assassinato da dançarina Thamires Roberta dos Santos, 21, ocorrido em Bezerros, há uma semana. A vítima já tinha sido vítima de uma tentativa de homicídio há três meses. Ainda não há pistas sobre os autores do crime. O corpo de Vandeilson Monteiro foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Caruaru.
Ex-vereador de Chã de Alegria, PE, é assassinado a golpes de faca
Ter,20 de maio de 2014 | |
O crime aconteceu nas proximidades do Engenho Cacimba, onde o ex-vereador morava, em Vitória. De acordo com parentes da vitima, o ex-vereador vendia carros usados e emprestava dinheiro a algumas pessoas conhecidas. Nenhum suspeito de cometer o crime foi detido.
Um parente da vítima informou que a família soube, por telefone, que o corpo estava numa estrada de terra. No local indicado, o corpo foi encontrado já em estado de decomposição, com marcas de mais de dez facadas. José Elias Vieira Pedrozo foi duas vezes vereador de Chã de Alegria, nos anos de 1980 e 1990.
Professores das Federais de Pernambuco decidem nesta terça se vão paralisar atividades
Ter,20 de maio de 2014 | |
Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) decidirão na manhã desta terça-feira (20) se vão aderir à paralisação nacional marcada para esta quarta-feira (21).
De acordo com o presidente da Associação de Docentes da UFPE (Adufpe), José Luis Simões, apesar de a paralisação ser a nível nacional a escolha depende de cada universidade e a partir da realidade que vive.
No final no mês de abril, em assembleia do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes - SN), ficou decidido que os professores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) irão suspender as atividades no dia.
Para a data estão marcadas atividades nas seções sindicais de todo o País e vigílias nas cidades durante reunião do Andes-SN com o Ministério da Educação (MEC), que acontece no mesmo dia, para mostrar ao governo federal que a categoria está mobilizada e acompanhando o resultado das negociações.
Mototaxista é assassinado em posto de combustíveis em Barreiros
Ter,20 de maio de 2014 | |
Um mototaxista de 33 anos foi assassinado a tiros na zona rural de Barreiros, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite dessa segunda-feira (19). Roberto José da Silva foi morto na rodovia PE-60, próximo ao Engenho Alegre.
De acordo com a polícia, a vítima estava em um posto de combustível acompanhado de uma jovem - de nome e idade não informados - quando um homem desconhecido e armado se aproximou em uma motocicleta - de cor preta e placa desconhecida - e efetuou um disparo contra o mototaxista.
Roberto foi atingido na nuca, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já suspeito fugiu logo em seguida ao crime. Até a manhã dessa terça-feira (20), não há pistas sobre a autoria e motivação do homicídio.
O caso será investigado pela Polícia Civil e o corpo da vítima foi levado ao Instituto de Medicina Legal no Recife (IML), no Recife.
NE10
Mesmo com Exército e PM, homicídios crescem em Pernambuco
Ter,20 de maio de 2014 | |
Os dados foram apresentados somente depois da entrevista coletiva do governo estadual e do Exército, no Palácio do Campo das Princesas, no início da noite de ontem. O secretário Alessandro Carvalho procurou desvincular as mortes à paralisação da PM.
As próprias estatísticas da SDS, no entanto, revelam um sobressalto. No período entre 9 e 11 deste mês, que corresponde ao final de semana anterior à greve, Pernambuco teve 35 CVLIs, bem abaixo do cenário registrado de 16 a 18. No comparativo com os quatro fins de semana de maio do ano passado, o aumento nos assassinatos também ressoa – foram 25, 24, 33 e 33 mortes. A assessoria de imprensa da SDS salientou que o balanço de homicídios do final de semana passado ainda não era consolidado, podendo haver alterações.
Apesar de não ter conseguido reduzir os assassinatos no Estado, a Operação Pernambuco normalizou o caos social que havia se instaurado sobretudo na Região Metropolitana do Recife com a greve da Polícia Militar. O Exército empregou 1.300 militares no Grande Recife e outros 950 no interior. A PM, por outro lado, lança diariamente 5.300 homens por dia às ruas. A verificação feita nos últimos dias mostrou que 100% do efetivo da PM voltou ao trabalho.
O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), assinado pela presidente Dilma Rousseff, é válido até o dia 29 deste mês, mas o governador João Lyra Neto não confirmou se vai usar o efetivo da Força Nacional e do Exército até o término do prazo. Reuniões de monitoramento são realizadas diariamente.
Mesmo com o temor de uma paralisação geral das polícias prevista para amanhã, o general garantiu que o Estado não voltará a viver dias como os da semana passada, quando a falta de vigilância gerou uma onda de saques, assaltos e terror.
A Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social instaurou ontem sindicância para investigar a conduta de policiais militares durante a greve. A apuração será conduzida pelo corregedor auxiliar Mário Messias, coronel da reserva, e visa avaliar eventuais transgressões cometidas por líderes ou participantes do piquete da PM. Inquérito Policial Militar também foi aberto. A SDS não adiantou quantos PMs serão investigados.
Governo já fala em prorrogar Mais Médicos até 2019
Ter,20 de maio de 2014 | |
O governo brasileiro já fala na possibilidade de renovar o programa Mais Médicos por mais alguns anos, mesmo que a iniciativa não tenha completado sequer seu primeiro ano de vida. Em entrevista a jornais brasileiros nesta segunda-feira (19), em Genebra, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, deixou aberta a possibilidade de uma renovação além dos três anos originalmente planejados diante da constatação de que o País precisará de mais tempo para formar novos médicos que possam atuar nas regiões supridas pelo programa.
No total, 14,1 mil médicos passaram a fazer parte do programa, com uma presença importante de profissionais cubanos. O programa envolve 1,4 mil médicos brasileiros, além de outros 1,2 mil médicos brasileiros que estudavam ou atuavam no exterior e voltaram ao Brasil para o projeto. O restante foi preenchido por mais de 10 mil cubanos.
O ministro aponta que cada uma das cidades atendidas será avaliada antes de uma eventual renovação e uma das esperanças é de que as vagas hoje preenchidas pelo Mais Médicos comece a ser ocupada por brasileiros que decidam permanecer nos municípios. Segundo ele, só entre 2013 e 2014, mais de mil brasileiros acabaram ficando nesses locais. Chioro promete publicar nas próximas semanas resultados que apontam o impacto positivo da presença dos médicos.
O Ministério da Saúde também quer uma mudança no perfil dos médicos formados no Brasil. A grande curricular das faculdades mudou para colocar 30% da grade curricular de Medicina voltada à formação em atendimento básico. Para a residência, será necessário um ou dois anos de saúde familiar como precondição para que o aluno possa ir para sua especialidade.
Fonte: Agência Estado