Avaliação positiva do governo Eduardo chega a 84% e pode ajudar Paulo Câmara
Seg, 14 de abril de 2014 | |
A pesquisa da Nassau também buscou avaliar o grau de satisfação com o governo Eduardo Campos. Os números interessam de perto aos estrategistas das campanhas por ajudarem a planejar ações por regiões ou faixas de público. Pelas respostas, o ex-governador será um bom cabo eleitoral, caso as eleições fossem hoje. A grande maioria dos entrevistados, 64%, disse aprovar a gestão socialista.
Entretanto, 22% dos entrevistados afirmaram que desaprovam o governo do PSB. Outros 14% não sabem ou não responderam. Por região, as maiores aprovações, chegando até 70%, ocorrem na Zona da Mata e no Agreste, possivelmente relacionado ao sucesso da política de interiorização industrial do Estado. As maiores desaprovações, na faixa dos 28%, ocorrem no Sertão e na Zona da Mata.
O instituto perguntou ainda aos entrevistados se o governador Eduardo Campos estava realizando uma administração ótima, boa, regular, ruim ou péssima. A soma de ótima (19%), boa (38%) e regular (27%) chegam a 84% de avaliação positiva. Outros 6% acham a gestão ruim, enquanto outros 7% consideram a gestão péssima. 3% não soube ou não respondeu.
Apesar de estreante na política, Paulo Câmara já tem 12%
Seg, 14 de abril de 2014 | |
O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau concluiu a primeira pesquisa de intenções de voto sobre as eleições estaduais de 2014. O levantamento mostra que o senador Armando Monteiro Neto, do PTB, saiu na frente na corrida eleitoral deste ano em Pernambuco. O petebista tem 39% das intenções de voto, nas pesquisas estimuladas.
O economista Maurício Romão, um dos coordenadores do levantamento, observa que Armando Monteiro saiu na frente porque há pelo menos um ano é pré-candidato. A grande surpresa deste primeiro levantamento da Nassau, entretanto, é o desempenho do candidato socialista Paulo Câmara, ex-secretário da Fazenda de Eduardo Campos. O socialista, que nunca disputou uma eleição, aparece com 12% das intenções de voto, nas pesquisas estimuladas.
34% dos entrevistados disseram que vão votar, branco, nulo ou em ninguém. Outros 15% afirmaram não saber ou não responderam. As entrevistas foram realizadas nos dias 7 e 8 deste mês. Ao todo, 2.448 pessoas residentes em Pernambuco foram consultadas. O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada em dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Luciano Duque será alvo de protestos durante visita de Dilma
Seg, 14 de abril de 2014 | |
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada está articulando um protesto, para logo mais às 14h, contra o prefeito do município, Luciano Duque (PT). O protesto será estendido até a visita da presidente Dilma Rousseff.
A intenção dos manifestantes é mostrar à presidente que o prefeito não está em sintonia com o programa do partido. Os professores reivindicam 15% de reajuste salarial e tentam uma negociação com o prefeito há 40 dias sem sucesso. Dizem que não receberam sequer respostas aos ofícios enviados.
Dilma vai inaugurar em Serra Talhada obra que já foi inaugurada por Eduardo Campos e FBC
Seg, 14 de abril de 2014 | |
A presidente Dilma Rousseff está em Pernambuco hoje (14), para cumprir dois compromissos: entregar à Transpetro o navio “Dragão do Mar”, fabricado no complexo de Suape pelo Estaleito Atlântico Sul, e inaugurar em Serra Talhada uma obra que já foi inaugurada pelo então ministro Fernando Bezerra Coelho e o ex-governador Eduardo Campos: a segunda etapa da Adutora do Pajeú que liga Serra a Afogados da Ingazeira.
Na primeira visita que a presidente fez à “terra de Lampião”, em março do ano passado, ela inaugurou a primeira etapa desta adutora, que faz a captação da água no município de Floresta (rio São Francisco). Além de reinaugurar a obra, a presidente dará a ordem de serviço para o inicio da terceira etapa, que vai levar água do “velho Chico” para outros municípios do Pajeú e também para Taperoá (PB), passando por Livramento e Desterro.
Quase 100% das prefeituras prestaram contas de 2013 ao TCE. Inajá é exceção
Seg, 14 de abril de 2014 | |
O TCE recebeu a quase totalidade das prestações de contas de governo e gestão, relativas ao exercício de 2013, dos Poderes e órgãos estaduais e municipais do Estado. O prazo para entrega finalizou no último dia 31 de março. De acordo com a Coordenação de Controle Externo do Tribunal, foram entregues, no âmbito municipal, 784 prestações de contas, restando apenas 04 a serem enviadas: contas de governo e gestão da Prefeitura Municipal de Inajá, contas de gestão da Autarquia Educacional do Araripe e do Fundo de Previdência Social de Inajá.
Na esfera estadual foram apresentadas 111 prestações de contas de um total de 115. Deixaram de entregar o Hospital Regional do Agreste Waldemiro Ferreira, o Instituto de Ciências Biológicas, o Parque Estadual Dois Irmãos e o Porto Fluvial de Petrolina S/A.
Os órgãos e prefeituras que deixaram de entregar as prestações de contas no prazo legal, estão sujeitos à aplicação de multa, que varia de 5 mil a 50 mil reais, de acordo com o art. 73 da Lei Orgânica do TCE-PE. Além disso, o Tribunal encaminhará ofício às autoridades competentes para ciência do não recebimento e solicitação de instauração de Tomada de Contas Especial.
nilljunior
Eduardo começará périplo nacional pelo Rio de Janeiro
Seg, 14 de abril de 2014 | |
O presidente nacional do PSB e pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, dará início à sua corrida pelos Estados no dia seguinte à cerimônia de lançamento de sua postulação nacional. O pernambucano escolheu o Rio de Janeiro para dar o pontapé inicial do seu périplo. Ao lado de sua vice, Marina Silva - e dessa vez de forma oficial, Campos participará de debates e seminários.
Além das terras fluminenses, o ex-governador também já tem agenda praticamente fechada para os Estados do Piauí, Minas Gerais e Amazônia, onde caberá a Marina Silva fazer a apresentação do presidenciável socialista. A ideia do ex-governador é tentar aproveitar ao máximo o tempo que ele dispõe após deixar o Governo de Pernambuco. Campos quer assegurar todos os espaços que lhe sejam oferecidos para quebrar a barreira do desconhecimento de sua imagem.
Apesar de já ter fechado a sua participação em muitos eventos, Eduardo Campos ainda não teria concluído a formatação da equipe que o acompanhará. De certo, há presença do deputado federal Pedro Valadares (PSB/ES) e do jornalista Carlos Percol no time do ex-governador.
O ex-deputado Maurício Rands (PSB) pode ser incorporado ao grupo que acompanhará Eduardo Campos nessa fase de pré-campanha. No entanto, o ex-socialista participa do colegiado que foi destacado para a construção do plano de governo do presidenciável do PSB. E, como o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, que vai disputar o Senado, deixará o grupo, o ex-petista pode ter seu trabalho ampliado.
Comissão rejeita projeto de alfabetização até 6 anos
Seg, 14 de abril de 2014 | |
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou o projeto do deputado Roberto Freire (PPS-SP), que garante a alfabetização de alunos até os 6 anos de idade e determina que os municípios reestruturem, com apoio estadual e federal, o ensino fundamental de nove anos até 2016.
Como foi rejeitada na única comissão de mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso assinado por 51 deputados solicitando a votação em plenário. A proposta altera a Lei que estabelece a alfabetização até os 8 anos de idade.
Segundo a relatora, deputada Iara Bernardi (PT-SP), a legislação atual já estabelece o apoio técnico e financeiro federal para a implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que inclui medidas como formação continuada de professores, disponibilização de material didático específico e premiação de escolas e profissionais por resultados alcançados.
Convenção do PSB ocorrerá antes da Copa
Seg, 14 de abril de 2014 | |
Faltando dois dias para a apresentação da chapa presidencial encabeçada pelo ex-governador Eduardo Campos com a ex-senadora Marina Silva na vice, o clima é de expectativa no PSB. O evento acontecerá no Hotel Nacional, em Brasília, e foram convidadas em torno de 800 pessoas. Contudo, a chapa só será oficializada em convenção partidária no dia 10 de junho. A estratégia é antecipar o anúncio para não dividir atenções com a realização da Copa do Mundo, que terá início no dia 12 do mesmo mês. O prazo final das convenções é 30 de junho.
Em Pernambuco, uma comitiva com lideranças locais foi montada para acompanhar o ato na Capital Federal. Estarão presentes o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o pré-candidato ao Governo do Estado, Paulo Câmara; o pré-candidato ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, e o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes. O governador retorna de um período recluso com a família no Litoral Sul de Pernambuco e já se reúne com as lideranças do seu partido para acertar detalhes sobre o lançamento e sua agenda após o anúncio.
Apesar da aliança nacional, PSB e Rede ainda possuem divergências a serem acertadas até as convenções partidárias em junho. As agremiações possuem dificuldades, principalmente, na construção dos palanques estaduais. O coordenador da Rede Sustentabilidade, Pedro Ivo, avalia que os partidos deverão seguir caminhos distintos, caso não haja consenso.
Dilma convida Lula para inaugurações a partir de maio
Seg, 14 de abril de 2014 | |
A presidente Dilma Rousseff convidou o ex-presidente Lula a participar de eventos e inaugurações do Governo Federal a seu lado a partir de maio. De acordo com Vera Magalhães, da coluna Painel, ao aparecer acompanhada do antecessor, a presidente quer aplacar a campanha pela volta do petista e transmitir a imagem de continuidade entre as duas gestões.
Eles devem entregar projetos iniciados no governo anterior e concluídos por ela. Os atos deverão ocorrer até o início de julho, a partir de quando a legislação eleitoral proíbe a presença de candidatos em eventos oficiais.
Em sua participação, na caravana da pré-campanha de Alexandre Padilha em Araçatuba (SP), Lula fez um discurso longo durante almoço com empresários e políticos de vários partidos, em tom otimista sobre o futuro do Brasil. O ex-presidente, no entanto, só mencionou Dilma na última frase de sua fala, de cerca de 40 minutos, e não pediu voto para ela.
Novo governador anima prefeitos do Interior
Seg, 14 de abril de 2014 | |
Pela primeira vez desde a redemocratização do País, Pernambuco tem – ainda que por nove meses – um governador cuja trajetória política foi construída no Interior. Esse perfil tem levantado nos prefeitos de fora da Região Metropolitana do Recife, a expectativa de que haja um olhar mais “carinhoso” para os problemas de seus municípios.
As cidades interioranas, especialmente do Agreste e Sertão, são a maioria esmagadora na parte inferior do ranking do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em julho do ano passado.
A Associação Municipalista de Pernambuco vai pleitear uma audiência com o governador João Lyra Neto para tratar das demandas dos municípios. José Patriota encaminhou ao Governo um ofício solicitando a prorrogação, por 120 dias do prazo, para finalização das obras realizadas com recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal.
UPE inscreve para cursos a distância no interior a partir de hoje
Seg, 14 de abril de 2014 | |
Uma boa oportunidade para quem mora no interior do Estado e deseja fazer curso superior, mas não dispõe de muito tempo. Estão abertas as inscrições, a partir de hoje (14), para o vestibular de educação a distância promovido pela Universidade de Pernambuco.
São oferecidas 830 vagas em quatro graduações (letras, pedagogia, ciências biológicas e administração pública), distribuídas em oito cidades: Palmares, na Zona da Mata; Surubim e Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste; e Floresta, Ouricuri, Tabira, Afrânio e Cabrobó.
As provas do vestibular serão realizadas dia 8 de junho. As inscrições vão até 7 de maio, exclusivamente pela internet (www.processodeingresso.upe.pe.gov.br). A taxa de inscrição, no valor de R$ 100, pode ser paga até 9 de maio, em qualquer banco ou casa lotérica.
Candidatos sem condições de pagar a taxa podem solicitar isenção até quarta-feira (16), também pelo site da UPE. Nesse caso, é preciso ter o Número de Inscrição Social, fornecido pelo governo federal.
Conab inscreve para 219 vagas a partir de amanhã, 15
Seg, 14 de abril de 2014 | |
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou no Diário Oficial da União, aviso de publicação do edital que abre 219 vagas de nível superior, com salários de até R$ 5.112,07 e jornada de 44 horas semanais, além de cadastro de reserva.
Contudo, no DOU, está descrita a distribuição das vagas nas áreas de administração, contabilidade, direito, economia, engenharia agrícola engenharia agronômica ou agronomia, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, gestão do agronegócio, auditoria e comunicação social. As provas serão realizadas em todas as capitais, no dia 20 de julho.
As inscrições começam amanhã (15) e poderão ser feitas no site do Iades, até o dia 28 de maio, com taxa de R$ 46. Segundo a assessoria de imprensa da Conab, o edital completo está disponível nos sites do Iades e da própria Conab