.

Nova lei reduz tempo de partidos nanicos na TV

 |  |
A eleição de 2014 deve ser a última na qual os candidatos “nanicos” terão a seu dispor um tempo de propaganda no horário eleitoral desproporcional à importância de seus partidos. O acesso das legendas minúsculas ao chamado palanque eletrônico sofrerá uma redução drástica, de até 67%, graças a uma mudança na legislação - já aprovada, mas cujos prazos de vigência ainda estão em discussão pela Justiça Eleitoral.
Os “nanicos” têm acesso privilegiado à propaganda eleitoral por causa de uma regra na legislação que, até o ano passado, determinava que um terço do horário eleitoral fosse dividido igualmente entre todos os candidatos. Os outros dois terços eram rateados de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos ou coligações na Câmara dos Deputados.
A nova regra, porém, determina que apenas 11% do tempo, em vez de 33%, sejam divididos igualmente. Nada menos que 89% do horário eleitoral será rateado proporcionalmente ao peso dos partidos na Câmara. A mudança na legislação atinge especialmente os chamados partidos ideológicos, como PCB, PCO e PSTU, que não conseguem eleger deputados e cujos candidatos à Presidência tiveram menos de 0,1% dos votos em 2010, apesar de dispor de quase 4% do horário de propaganda eleitoral. Se a nova regra estivesse em vigor, essa participação seria de pouco mais de 1%.
Também saem prejudicados os “donos” do PRTB e do PSDC, Levy Fidelix e José Maria Eymael, que já se candidataram a presidente duas e três vezes, respectivamente, e jamais cruzaram o patamar de 0,3% dos votos. Em 2010, cada um deles também teve quase 4% do horário eleitoral à disposição para se promover.
Partidos novos, até que consigam eleger uma bancada significativa na Câmara, também terão acesso mais restrito ao rádio e à televisão. Se Marina Silva viabilizar sua Rede Sustentabilidade e quiser se candidatar à Presidência em 2018, por exemplo, seu tempo de TV será 2/3 inferior ao que obteria se estivesse em vigor a norma antiga.


Convocatória nacional de artistas para o FIG termina nesta terça-feira (22)

   |  |
Festival de Inverno de Garanhuns (Foto: Luna Markman / G1)Festival de Inverno de Garanhuns (Foto: Luna Markman / G1)Terminam hoje (22) as inscrições para quem deseja participar da programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns. O objetivo do procedimento é selecionar propostas de fruição e/ou formação cultural em Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Literatura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural e Teatro.
As inscrições podem ser feitas das 9h às 18h na sede da Fundarpe, no Bairro da Boa Vista, no Recife. As propostas também poderão ser encaminhadas via Sedex, para o mesmo endereço. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3184-3000.
Os projetos serão avaliados por comissão específica que levará em conta critérios como qualidade artística e cultural da atividade, currículo do artista, relevância, originalidade e singularidade da proposta. A divulgação das propostas habilitadas na análise de mérito artístico-cultural ocorrerá no dia 21 de maio.
A composição da programação do FIG 2014 será feita entre 22 de maio a 4 de junho. Segundo a assessoria do governo estadual, as propostas habilitadas não têm necessariamente a participação assegurada na programação do festival. A quantidade de propostas incluídas estará condicionada ao perfil dos espaços e ao orçamento destinado ao evento. A convocatória está disponível no site da Fundarpe.


Homem assassina primo em noite de bebedeira em Barreiros


 |  |

O que era para ser uma noite para beber e jogar conversa fora no feriado se transformou em tragédia no bairro de Massa Falida, em Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco. Isso porque um homem identificado como Wellington Manoel do Nascimento, de 23 anos, assassinou o próprio primo a facadas.
De acordo com a Polícia Militar, Nascimento matou o primo, cuja identidade não foi divulgada, após se desentender com ele em meio a uma noite de bebedeira. A vítima foi morta com golpes de faca "peixeira" no abdômen, pescoço e pernas, tendo falecido no local. O autor do crime ainda não foi localizado pelas autoridades.


Acidente na PE-555 deixa 4 mortos no Sertão de PE


 |  |

Um acidente deixou quatro pessoas mortas nas proximidades da cidade de Lagoa Grande, Sertão pernambucano. Dois carros se chocaram na PE-555, em Barra Bonita, acesso ao distrito de Jutaí, Zona Rural da cidade. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 15h30, quando um dos veículos entrou na contramão e provocou a colisão frontal. A PM informou que um homem e uma mulher morreram no local.
Além disso, uma jovem, de aproximadamente 13 anos, chegou a ser encaminhada ao Hospital de Urgência em Petrolina, mas faleceu. Horas depois, um jovem de 13 anos também veio a óbito no hospital. De acordo com o Samu, duas ambulâncias foram enviadas para socorrer as vítimas.
No total foram 9 envolvidos, entre eles um bebê recém-nascido, que sofreu apenas leves escoriações. As quatro vítimas fatais pertencem à mesma família, que reside em Petrolina, no bairro do Ouro Preto, Zona Oeste da cidade. Uma menina de 5 anos permanece no Hospital de Urgência de Petrolina.


Dois idosos ficam feridos em acidente na BR-104 em Agrestina

 |  |
Um acidente deixou dois idosos feridos ontem (21), no quilômetro 78 da BR-104, em Agrestina. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, as vítimas são um homem de 73 anos e a mulher dele, de 74 anos. Ainda segundo a PRF, o idoso dirigia um carro de passeio e teria perdido o controle do veículo em uma curva da rodovia.
A polícia informou ainda que, após sair da pista, o carro bateu em outro automóvel acidentado que estava parado no acostamento, em seguida colidiu com uma barreira e tombou. O condutor teve ferimentos leves. Já a mulher foi levada pelo Samu em estado grave para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru. Segundo o Serviço Social desta unidade, a paciente realiza exames e tem quadro estável.

Menino de 13 anos morre afogado em Catuama


 |  |
Foto: Reprodução/ FacebookFoto: Reprodução/ FacebookUm menino de 13 anos morreu afogado na manhã do último domingo (20) em Catuama, praia do município de Goiana, Zona da Mata de Pernambuco. Maiq Vinicius da Silva, 13 anos, estava com o tio e os primos no mar, por volta das 11h, quando foram arrastados por uma correnteza.
O corpo do adolescente foi puxado e afundou. De acordo com a família, no local não havia guarda-vidas nem bombeiros, e os familiares é que realizaram o socorro da vítima. Maiq foi levado a um posto de saúde, mas já chegou ao local sem vida. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal no Recife.