.

Cidade de Betânia chora na despedida dos 10 mortos

As dez vítimas de acidente com van em Venturosa foram enterradas nesta quarta

 |  |



Betânia chorou junta e enterrou, nesta Ultima quarta-feira (26), os 10 mortos no acidente ocorrido na noite da última segunda (24) envolvendo uma van apinhada de trabalhadores rurais. O município de cerca de 11 mil habitantes, no Sertão do Moxotó, a 347 quilômetros do Recife, realizou três funerais, dois separados no cemitério da cidade e o sepultamento conjunto de oito vítimas no distrito de São Caetano. Em torno de 4 mil pessoas participaram da cerimônia de despedida, que teve início por volta das 15h30 e se estendeu até o começo da noite. Era impossível encontrar um habitante que não conhecesse ao menos um dos mortos.
Desde cedo, um carro de som anunciava para a população hora e local do adeus. Os parentes, amigos, vizinhos e conhecidos das vítimas chegavam em vans idênticas à envolvida no desastre em Venturosa, Agreste do Estado. Os veículos estavam igualmente superlotados, alguns com quase 30 pessoas (a capacidade é para 16). Os caixões chegaram em longa carreata. Uma missa foi celebrada no Social Clube de São Caetano pelo padre Adriano Pereira. Em seguida, a multidão rumou para o cemitério, num cortejo de 200 metros. Os corpos eram carregados sob aplausos e lágrimas. Na hora dos enterros, choro, dor e um sentimento unânime de incredulidade diante da maior tragédia da história de Betânia.
Centenas de pessoas ficaram na praça em frente ao cemitério de São Caetano. As arquibancadas do campo vizinho, acostumadas aos jogos de futebol, desta vez exprimiam tristeza. Era de lá que outro punhado de moradores acompanhava a cerimônia.
A dona de casa Severina Laura do Nascimento, 65 anos, perdeu o filho, o cortador de cana João Germano do Nascimento, 32. Viúva há sete anos e mãe de oito filhos, enterrava seu primeiro rebento entre a resignação e a revolta. “Nunca esperei uma coisa dessas de ter que enterrar meu filho. Estou pensando como vou viver. Mas fazer o quê, né? Acho que chegou o dia dele, compadre. São muitas mães passando pela mesma dor”, desabafou.
Numa casa humilde, dois caixões e uma tristeza impossível de ser medida. Estavam neles Francisca Maria da Silva, 43, única mulher morta, e o primo dela, o trabalhador rural Manoel João dos Santos, 44. Cada um tinha três filhos. A dona de casa Maria Luzia dos Santos, 42, viúva de Manoel, contou que o marido não acordou bem na segunda-feira. Parecia pressentir algo pior. “Ele amanheceu triste, estranho. Eu ia perguntar a ele, mas não deu tempo. Fui pegar água e, quando voltei, ele tinha ido embora. Nem me despedi”, lamentou.
Os velórios ocorreram durante a manhã. Erinaldo José de Luna, que aparecia na lista dos mortos, está entre os feridos. O nome da 10ª vítima é o de Manoel João dos Santos. Equipe do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), do governo estadual, foi designada para dar suporte aos familiares das vítimas. Veja As Fotos Dos Velorios.

















Moradores de Jupi, no Agreste, contemplados com mais de 300 cisternas
 |  |
Foto: Divulgação Foto: DivulgaçãoPara minimizar os efeitos de uma das piores estiagens dos últimos anos, o governo federal, por meio do programa Água Para Todos, via Ministério da Integração Nacional, está instalando 357 cisternas de polietileno na área rural de Jupi, uma das cidades do Agreste pernambucano que decretou situação de emergência no ano passado. Os trabalhos serão concluídos até o final de março.
Os reservatórios, que serão entregues no município pela Fundação Nacional de Saúde, captam a água da chuva e permitem o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem.

UPE tem seleção para pós-gradações do campus Garanhuns

 |  |

No Agreste, a Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns está com inscrições para seleção de pós-graduações, até amanhã (28), nos dois horários. Há disponíveis 13 cursos lato sensu.
São eles: Saúde Mental e Intervenção Psicossocial; Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica; Psicopedagogia; Saúde Pública; Gestão Cultural; Gestão Ambiental; Gestão Pública e Legislativa; Formação Política, Gestão Pública e Processo Legislativo; Ensino da Matemática; Ensino de Biologia; Ensino de Geografia; Ensino de História; e de Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas.
Para se inscrever, é necessário ir ao campus com currículo documentado, cópia do diploma autenticada, histórico da graduação e uma foto 3x4. A taxa da seleção é R$ 80 e o resultado está programado para sair após o carnaval. As aulas devem durar 18 meses. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (87) 3761-8220.

Senac Garanhuns tem curso gratuito de bordado; inscrição é via internet


 |  |

Estão abertas as inscrições para o curso de Artesão em Bordado à Mão em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A oportunidade é oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) por meio do Programa SENAC de Gratuidade (PSG).

As inscrições podem ser feitas apenas pelo site da instituição, até o dia 5 de março. De acordo com a assessoria de imprensa do SENAC,  "o Programa é destinado para a população com renda familiar per capta de até dois salários mínimos federais, estudantes matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados". A assessoria informou ainda que os candidatos devem fazer inscrição para somente um curso do PSG e somente uma vez.
As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Os interessados devem estar cursando o sétimo ano do Ensino Fundamental e ter no mínimo 16 anos completos.  As aulas estão previstas para começar no dia 10 de março, com término no dia 7 de maio. Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 0800-081-1688.

UPE terá mais 280 vagas para professor no quadro permanente

 |  |

A Universidade de Pernambuco terá mais 280 vagas para professor no quadro permanente. A Lei nº262 foi sancionada e publicada ontem (26) no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.
A ampliação do efetivo docente de magistério superior será preenchida por meio de concurso público de provas e títulos. As vagas serão distribuídas de acordo com as necessidades da instituição.

Resolução que limitava aparição de membros da OAB-PE na mídia sofre alterações

 |  |
A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco decidiu rever a resolução em vigor desde o dia 4 deste mês. Um dos incisos limitava a aparição dos advogados que fazem parte do quadro da instituição em veículos de comunicação do Estado. De acordo com a norma, publicada ainda em novembro de 2013, um filiado só poderia conceder entrevistas a jornais, revistas e emissoras de rádio uma vez por mês, e em portais digitais de notícias, uma vez por semana.
A justificativa era a de evitar que advogados utilizassem a imprensa para se autopromoverem, oferecerem serviços de forma direta ou indireta e, assim, se insinuar para o mercado através dos meios de comunicação. A medida, entretanto, despertou críticas, tanto por parte de advogados, quanto da imprensa. A repercussão parece ter surtido efeito, tanto que uma proposta da diretoria da seccional levou a OAB-PE a modificar o texto.
Agora, casos em que se configure o temor que levou à criação da resolução serão tratados de forma isolada e a exposição dos advogados será pautada não mais por um limite, mas como uma questão ético-disciplinar.

Cidades do Nordeste estão alerta por causa de surtos de sarampo

 |  |
A Região Metropolitana dos estados nordestinos e a cidade de Porto Seguro (BA) são alvos de uma campanha intensiva contra o sarampo. A iniciativa emergencial está sendo realizada pelo Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização, desde o final de 2013. A ação se deve ao surto da doença nos estados do Ceará e Pernambuco e tenta interromper a cadeia de transmissão da doença no Nordeste.
No Rio Grande do Norte, por exemplo, a ação começou em 24 de fevereiro e engloba seis municípios da região metropolitana: Natal, Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, São Gonçalo e Parnamirim. Segundo a Vigilância Epidemiológica do estado, a campanha emergencial que segue até o dia 14 de março tem o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias de idade.

No Brasil, há evidências da interrupção da transmissão do vírus do sarampo desde o ano 2000. Porém, em 2013 e 2014 o Ministério da Saúde registrou casos confirmados da doença na região Nordeste, o que justifica a realização da campanha. A meta é alcançar a cobertura mínima de 95% da população alvo, de forma a garantir que as crianças sejam vacinadas para evitar a manutenção de susceptíveis e possibilitar a interrupção da cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.
O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão da doença ocorre de uma pessoa para outra por meio de secreções respiratórias (nariz e boca) expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.

Hemope realiza campanha de doações para o período do Carnaval

 |  |
Começa amanhã (28) a partir das 10h uma campanha de sensibilização do Hemope para alertar sobre a necessidade de doações de sangue e órgãos, principalmente no período do Carnaval, quando aumenta o número de acidentes. De acordo com o Hemope, o reforço nos estoques pode salvar muitas vidas. Serão realizadas rodas de conversas no quarto e quinto andares da fundação, nos setores de clínica médica, cardiologia e traumatologia.
Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos de idade, ter mais de 51kg e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24h anteriores à doação. Os doadores também não podem ser diabéticos nem ter problemas cardíacos. Para doar órgãos e tecidos, a pessoa precisa ter comunicado aos familiares, e estes irão decidir se autorizam ou não a captação.

Funcionários do Hemope fazem novo protesto e ameaçam greve

 |  |
Pacientes e funcionários da Fundação Hemope realizaram, ontem, mais uma manifestação em frente à unidade, na Rua Joaquim Nabuco, bairro das Graças. Este já é o terceiro protesto realizado pelos profissionais em menos de um mês contra a transferência do setor de onco-hematologia da Fundação para o Hospital de Câncer, prevista para o dia 5 de março.
O ato também denuncia problemas na cobertura médica oferecida aos funcionários. Insatisfeitos, os trabalhadores ameaçam realizar uma paralisação de advertência amanhã e entrar em greve por tempo indeterminado depois do carnaval.
De acordo com a presidente do sindicato do Hemope, Juscelita Silva, o Hospital de Câncer, não comporta os pacientes com leucemia. Segundo ela, o hemocentro oferece 40 leitos, que já são insuficientes e o Hospital do Câncer possui apenas 30 leitos, além da falta de estoque de sangue e profissionais no local, obrigando a transferência de funcionários da Fundação.

Lombadas eletrônicas de rodovias serão desligadas durante este carnaval


 |  |
Foto: Alexandre Severo / JC ImagemFoto: Alexandre Severo / JC ImagemO Departamento de Estradas e Rodagens de Pernambuco vai reforçar a fiscalização nas rodovias estaduais durante os festejos de momo. Com o objetivo de melhorar o tráfego de veículos nas principais vias, a operação envolve o desligamento das lombadas das rodovias que dão acesso ao Litoral Sul e Norte de Pernambuco e da BR-232, até a altura do Curado.
A ação de carnaval começa hoje (27) com o desligamento das lombadas a partir das 22h. Elas só vão voltar a ser acionadas às 5h da próxima quinta-feira (6) após o carnaval. Agentes de trânsito e educadores vão estar nas principais rodovias do estado para auxiliar os condutores na ida e retorno para casa.

Santa Terezinha e São José do Egito devem assegurar qualidade da água distribuída por carros-pipa


 |  |
Foto: InternetFoto: InternetCom o intuito de garantir a saúde dos cidadãos que consomem a água distribuída pelos carros-pipa nos municípios de Santa Terezinha e São José do Egito, o Ministério Público de Pernambuco expediu recomendação aos gestores municipais, à Compesa e ao Exército Brasileiro. Devem ser reorganizados os cadastros dos pipeiros que lhes prestam serviços, com dados referentes ao veículo, proprietário, condutor e origem da fonte da água.
De acordo com o promotor de Justiça Aurinilton Leão Carlos Sobrinho, o relatório disponibilizado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco, no ano passado, demonstrou o aumento dos surtos de doenças transmitidas por água e alimentos contaminados, o que ocasionou aumento de 84% no número de surtos epidêmicos no Estado, comparado com o ano de 2012.
Foram realizadas reuniões na Promotoria de Justiça de São José do Egito que constataram deficiências no controle e fiscalização dos carros-pipa nos dois municípios. Os órgãos têm o prazo de 15 dias para encaminhar ao Ministério Público, nos meios impressos e digitalizados, os dados e documentos solicitados.

Deputado apresenta projeto propondo gratuidades para policiais e deficientes físicos

 |  |
Duas propostas do deputado estadual Vinícius Labanca (PSB) devem gerar polêmica na Assembleia Legislativa, por tratarem de gratuidades. A primeira beneficia policiais militares, civis, federais e rodoviários federais. Já a segunda é destinada às pessoas portadoras de deficiência física. Ambas tramitam na Comissão de Administração Pública da Casa.
De acordo com a primeira proposta, os policiais poderão viajar sem pagar passagens nos veículos de transporte coletivo para qualquer município de Pernambuco. A regra vale apenas para os que estejam em atividade, o que exclui aqueles que tenham ido para a reserva ou estejam aposentados.
A outra proposta é mais abrangente. Ele dispõe sobre a gratuidade de ingressos a pessoas portadoras de deficiência em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos municipais e circenses e em eventos educativos, de lazer e entretenimento em exibição nos municípios pernambucanos.

Fundos Regionais e Incentivos Fiscais terão nova metodologia de avaliação e monitoramento

 |  |
Os Fundos Regionais e os Incentivos Fiscais concedidos pelo governo federal ganharão nova metodologia de monitoramento e avaliação a partir de 2015. A sistemática está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada e terá o objetivo de otimizar a aplicação dos recursos dos Fundos Regionais.
O método será utilizado pelo Ministério da Integração Nacional, órgão responsável pela administração dos fundos, permitindo seu acompanhamento periódico, além da sistematização das avaliações de impactos decorrentes da aplicação dos Instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional.
A sistemática de monitoramento e avaliação elaborada pelo Ipea faz parte de um projeto que visa à avaliação da Política Regional Brasileira. Este estudo vai diagnosticar a atual situação da aplicação dos Fundos Regionais e Incentivos Fiscais, incluindo a realização de uma pesquisa qualitativa junto aos tomadores de recursos dos fundos, aos bancos e às superintendências. Também será apresentado estudo sobre o impacto socioeconômico da aplicação dos Fundos Regionais nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Governo vai lançar em março Sistema Nacional de Participação Social

 |  |
O governo federal planeja lançar, em março, o Sistema Nacional de Participação Social. Segundo o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a iniciativa visa a institucionalizar e integrar os mecanismos por meio dos quais a sociedade pode participar ativamente da formulação de políticas públicas.
A expectativa é que o sistema seja anunciado e detalhado pela presidente Dilma Rousseff ainda no próximo mês. De acordo com o ministro, a iniciativa consolidará as várias iniciativas do governo federal para permitir a participação direta dos cidadãos na elaboração dos planos de governos, a exemplo dos orçamentos participativos implementados em algumas cidades.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria Geral da Presidência da República, o Sistema Nacional de Participação Social permitirá construir e aprimorar a relação entre as diversas instâncias de participação social a partir de diversas ações já desenvolvidas ou incorporadas pelo Departamento de Participação Social da secretaria. Dentre essas ações há as formais, como as conferências, os conselhos, as audiências públicas e ouvidorias, e as informais, a exemplo da participação cidadã por meio das redes sociais e mídias virtuais.

Motoristas devem trafegar com faróis acesos, mesmo durante o dia

 |  |
A Polícia Rodoviária Federal orienta os motoristas a trafegarem com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Essa atitude ajuda a reduzir o número de atropelamentos e colisões frontais, pois o carro é visto a uma distância que pode chegar a três quilômetros. Acendendo os faróis, o condutor estará sendo um parceiro da PRF e contribuirá para a sua própria segurança.
Em caso de acidentes sem vítimas o condutor deverá, obrigatoriamente, retirar o seu veículo da pista, colocando-o no acostamento. Em seguida, ele deverá ligar para o 191, que é o número de emergência da PRF, e solicitar a presença de uma equipe. O não cumprimento desta norma acarretará em multa.

Veículos de aluguel e coletivos também serão alvo da Operação Lei Seca neste carnaval


 |  |
Foto: InternetFoto: Internet“A Operação Lei Seca é para todos”, quem dá o aviso é o coronel André Cavalcanti, coordenador do programa que fiscaliza a proibição de álcool e direção no Estado. A iniciativa, que tem sido rígida com os condutores de veículos de passeio, não deixará de fora da fiscalização os motoristas de táxi, ônibus e vans no Carnaval.
No ano passado, foram flagrados 16 taxistas embriagados. Para evitar esse tipo de comportamento foi realizado um trabalho preliminar de conscientização no sindicato da categoria. A população também pode ajudar na fiscalização da Lei Seca informando a infração pelo 190. Nove equipes da Operação vão se revezar entre as festas em todo o Estado.



SES vai disponibilizar três mil profissionais para os foliões


 |  |

Quase três mil profissionais extras farão parte da Operação Carnaval 2014 da Secretaria Estadual de Saúde. O esquema para a folia, que começa amanhã (28) e vai até a quarta-feira de Cinzas, foi divulgado ontem pela pasta. Fazem parte do “exército” de pronto atendimento à população 294 são médicos; 797 profissionais de saúde com nível superior, como enfermeiros e fisioterapeutas; 1.725 auxiliares, técnicos de enfermagem e mobilizadores sociais; e 56 maqueiros e funcionários de serviços gerais.
Além dos serviços que serão oferecidos pelo Estado nos grandes hospitais da Região Metropolitana do Recife e Interior, as secretarias do Recife e Olinda, também montaram estratégias de atendimento ao folião nos principais polos festivos, com destaque para a atuação do Samu, a distribuição de preservativos e a testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis.
Os 112 profissionais do Interior ficarão no Hospital José Fernandes Salsa (Limoeiro), Belarmino Correia (Goiana), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura (Garanhuns), Rui de Barros Correia (Arcoverde), Inácio de Sá (Salgueiro) e Professor Agamenon Magalhães (Serra Talhada).
Durante a folia, serão distribuídos panfletos informativos bilíngues. O material traz endereços de unidades de saúde estaduais e municipais e telefones úteis, como o da Ouvidoria da Saúde, que atende 24 horas no número 0800.286.2828. O programa Estadual de DST/Aids distribuirá, ainda, três milhões de camisinhas nos polos festivos do Estado.