Ter,27 De Dezembro De 2016 | Postado por Venturosa Noticia

Com a efervescência comum de fim de ano, aumenta também o número de ocorrências relacionadas a estelionato e fraudes no comércio. Os criminosos se aproveitam da vontade de comprar e da inocência dos consumidores e dos próprios comerciantes, para roubar dinheiro, mercadorias e até dados.
O delegado titular da Unidade de Repressão ao Estelionato, Rômulo Ayres, explica que, especialmente nesta época, é preciso ficar atento aos documentos e informações passadas a estranhos. Uma das dicas mais fundamentais para o comércio é verificar os documentos dos consumidores. De acordo com o delegado Rômulo Ayres, o ideal seria pedir dois documentos originais com foto, para confirmar a identidade do comprador.
Para os consumidores, é importante ficar atento aos cartões de crédito e cheques entregues aos vendedores, para evitar o risco de clonagem. Segundo Rômulo Ayres, o ideal é fazer pagamentos em dinheiro, se possível, para evitar o risco de clonagem dos cartões.
A proteção dos dados pessoais é uma das principais dicas para evitar o estelionato. “Muito cuidado na hora de preencher formulários de promoções e de recebimento de prêmios, por exemplo. Existe uma espécie de mercado de intercâmbio de dados de consumidores, em que criminosos vendem os dados para outros, que praticam golpes”.