Dom,07 De Junho De 2015 | Escrito por Venturosa Noticia
Com uma população estimada de 94.500 cães e gatos de rua, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, inicia o projeto do Castramóvel nesta segunda-feira (8). A expectativa é esterilizar 650 animais por mês no município, através de um veículo climatizado próprio para realização das cirurgias nos bichos. No primeiro dia, o carro estará estacionado embaixo do Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres, e vai realizar quatro procedimentos.
O Castramóvel também irá atender animais cujos donos são pessoas de baixa renda, que não podem pagar pela cirurgia. De acordo com a superintendente de Meio Ambiente de Jaboatão, Sandra Ferraz, a atividade terá uma metodologia por demanda, através de pessoas que tenha algum tipo de responsabilidade pelos animais. "A gente não vai chegar e pegar qualquer animal na rua. Vamos abrir a procura e um cadastramento, porque primeiro temos que fazer análise clínica. Então, o foco são aqueles animais que vivem na rua, mas recebem atenção da comunidade, de comerciantes, que alguém toma conta", disse. Dentre os pré-requisitos para o procedimento, os bichos não podem estar no cio e precisam estar de jejum.
A preocupação também é com o pós-cirúrgico dos animais, explicou Sandra Ferraz. "Eles precisam ser acompanhados e também retirar os pontos, por isso realizamos um cadastro com pelo menos um responsável". O veículo vai ficar estacionado por até 30 dias em cada local.
Segundo a Superintendência de Meio Ambiente, a reprodução indiscriminada de cães e gatos aumenta os casos de abandono, maus-tratos e contribui nas doenças transmitidas ao homem. Um animal castrado tem benefícios como a diminuição de chance de ter câncer, infecções, além de ficarem menos agressivos.
O veículo vai percorrer todas as sete regionais administrativas de Jaboatão. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e com as ONGs Brala, AAPA, Gato Feliz, Savama, além da Superintendência de Meio Ambiente do Jaboatão.