Ter,10 de Março de 2015 | |
O governo do Estado irá ajudar os municípios no fortalecimento sociopolítico e econômico das mulheres. Para isso, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a criação do Fundo Estadual de Apoio às Políticas Públicas Municipais para as Mulheres, o FEM Mulher. O anúncio foi feito durante um evento em comemoração aos 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, realizado nos jardins do Palácio do Campo das Princesas.
Através do programa, cada cidade receberá um valor equivalente a 5% dos recursos totais da cota-parte do seu Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para tal, é preciso que as prefeituras tenham, formalmente, em sua estrutura, uma instância voltada à área (diretoria, gerência, secretaria).
Os planos de trabalho das prefeituras – a serem validados pelas secretarias estaduais da Mulher e de Planejamento – devem abranger a implantação de centros de referência especializados para mulheres em situação de violência; aquisição de material para estruturar políticas públicas; a realização de campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher; ações de formação sociopolítica, estudos e pesquisas de gênero; além de apoio ao empreendedorismo, entre outras coisas.
Ainda em prol do sexo feminino, o socialista irá sancionar uma lei, nesta terça (10), que cria duas varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, em Caruaru e Petrolina. O ato será às 15h30, no Palácio do Campo das Princesas.