Qui,12 de Março de 2015 | |
Com o objetivo de sensibilizar, despertar e encorajar mulheres que vivenciam situações de violência, a ONG Diaconia realiza, durante todo o mês de março, a campanha ‘Eu sou mulher de coragem: eu mudo a minha história’. Em Pernambuco, as ações acontecem em várias cidades do Sertão do Pajeú.
A iniciativa, que já está em sua terceira edição, pretende promover dentro das igrejas evangélicas espaços de reflexão sobre a autonomia e empoderamento das mulheres. A ideia é orientá-las para o fato de que a violência muitas vezes ocorre dentro da própria casa, assumindo diversas formas – física, sexual, psicológica e econômica.
A campanha acontece também nos estados do Ceará e Rio Grande do Norte, contando com a parceria de 40 igrejas evangélicas e provocando as mulheres a tomarem uma atitude diante da própria história. Na programação, visitas a igrejas, reuniões com lideranças, distribuição de material educativo e de mobilização, com a finalidade de fazer das comunidades ambientes de encaminhamento de denúncias e de proteção.
Sertão do Pajeú
Na região, a campanha conta com o apoio de jovens e mulheres das igrejas: Evangélica Livre, Presbiteriana, Batista Missionária e 1ª Igreja Batista em Afogados da Ingazeira, além de lideranças de comunidades dos municípios de Carnaíba, Tabira, São José do Egito e Santa Terezinha. A mobilização começou com um impacto na feira e no Hospital Regional de Afogados da Ingazeira, e inclui também uma oficina sobre violência contra a mulher através do mutirão ‘Chamados para Servir’, nos sítios Jatobá, Barreiros e Jardim, em Carnaíba.