.

Motociclista morre ao invadir contramão e bater em carro na PE-07

 |  |

Reprodução/TV Jornal
Um motociclista morreu durante um acidente de trânsito na PE-07, no bairro de Bulhões, em Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (30). Nerivaldo Barbosa da Silva, 43 anos, teria avançado a pista contrária e colidido de frente com um carro passeio. Segundo testemunhas, o rapaz teria cochilado quando pilotava a motocicleta.

O motorista permaneceu no local e prestou socorro à vítima. De acordo com testemunhas, o piloto da moto - que saiu do município de Moreno em direção à Jaboatão Centro - ainda teve forças para pedir bebida alcóolica antes de morrer. O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife.


Polícia Militar registra duplo homicídio em Arcoverde

 |  |
Dois homens foram assassinados a tiros, na noite de ontem, na Travessa São Francisco, no bairro São Geraldo, aqui em Arcoverde. As vítimas são Wellington Santos de França, 26 anos e outro jovem conhecido como Raminho. Segundo informações do 3º BPM, eles estavam em um bar quando foram alvejados com vários tiros pelas costas.
Uma das vítimas chegou a ser socorrida com vida para o hospital local, mas morreu antes de chegar a unidade de saúde. A polícia ainda não tem nenhuma informação sobre o autor ou os autores do duplo homicídio, mas a ocorrência já foi repassada para a polícia civil que vai investigar o caso.


Homem é morto a tiros dentro de ambulância do Samu em Lajedo


 |  |
Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns / Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns

Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde

Um metalúrgico de 26 anos foi assassinado a tiros dentro de uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) quando passava na BR-423 em Lajedo, no Agreste de Pernambuco, na noite do sábado (29). De acordo com informações da Polícia Civil, Romilson Soares da Silva havia sofrido uma tentativa de homicídio no Centro de Canhotinho e estava sendo socorrido para um hospital no Recife.
Ainda segundo a polícia, a vítima estaria com um primo jogando dominó dentro de casa quando dois homens teriam se aproximado de carro e efetuado disparos de arma de fogo contra ela. Os criminosos fugiram e o metalúrgico foi socorrido para um hospital local, sendo transferido em seguida para o Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, também no Agreste. A ambulância foi escoltada até este ponto.
Entretanto, devido à gravidade dos ferimentos, o homem precisou ser encaminhado para o Recife. Na altura de Lajedo, a ambulância, que seguia pela BR-423, foi interceptada por dois homens que mandaram a equipe médica descer. Neste momento, a dupla efetuou cinco disparos contra o homem dentro da ambulância. A equipe médica não ficou ferida. A Polícia Civil está responsável pela investigação do caso.




Tentativa de assalto a sulanqueiros deixa um morto no Agreste

 |  |

Um sulanqueiro morreu após a van em que ele estava ser atingida por bandidos na madrugada desta segunda-feira (1º). Por volta das 4h30, quando o veículo passava na BR 104, na altura do Lampião, na zona rural de Caruaru, Agreste de Pernambuco, bandidos armados em um carro de passeio atiraram contra os cerca de dez sulanqueiros, com a intenção de assaltá-los. O motorista da van tentou fugir do local, mas algumas pessoas acabaram atingidas.
De acordo com o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alexandre Leite, L.A.D, 61 anos, ainda foi socorrido para o hospital local de Toritama, também do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Outras duas pessoas foram atingidas de raspão e tiveram ferimentos leves. 
Ainda segundo o inspetor, testemunhas informaram que o veículo era um Sedan de cor cinza. Já a arma utilizada seria uma de calibre tipo 12, pelo tipo da perfuração. Até o momento, ninguém foi preso.


Estratégias de combate ao HIV devem ter jovens como foco, diz Unaids

 |  |

Aposta das Nações Unidas é criar uma espécie de cultura do teste rápido, fazendo com que a testagem passe a ser um hábito e não uma medida a ser tomada apenas após a exposição a uma situação de risco / Foto: Agência Brasil
Aposta das Nações Unidas é criar uma espécie de cultura do teste rápido, fazendo com que a testagem passe a ser um hábito e não uma medida a ser tomada apenas após a exposição a uma situação de riscoFoto: Agência Brasil
Para combater de forma eficiente a aids no Brasil e no mundo é preciso ter estratégias que tenham como público-alvo os jovens. Na avaliação da diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Georgiana Braga-Orillard, a juventude atual representa o núcleo de resposta para conter a doença. “O jovem de hoje não viu a epidemia de 30 anos atrás. As mensagens têm que ser adaptadas – não somente à faixa etária, mas às diferenças da sociedade hoje”, disse.
Em entrevista à Agência Brasil, Georgiana destacou que é preciso desenvolver estratégias que levem o jovem a agir de forma responsável dentro de sua própria sexualidade. Para a diretora, é preciso acabar com o que chama de hipocrisia em torno do diálogo sobre sexo e do medo de que a conversa incentive o sexo mais cedo entre os mais novos.
Outra aposta das Nações Unidas é criar uma espécie de cultura do teste rápido, fazendo com que a testagem passe a ser um hábito e não uma medida a ser tomada apenas após a exposição a uma situação de risco. “Tive a oportunidade de, recentemente, conversar com vários jovens que se infectaram neste último ano. A sensação é que eles não achavam que o problema era com eles. Não se achavam vulneráveis e não achavam que tinham ficado expostos”.
A estimativa do Unaids é que mais de 720 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, cerca de 150 mil não sabem que são soropositivas. Um recorte por faixa etária está previsto para ser divulgado em 2015, mas um relatório de agosto deste ano aponta aumento de 11% nos novos casos registrados no país – a maioria entre homossexuais e muitos deles jovens.
“Passei 15 anos fora do Brasil. Voltei no ano passado e me assustei ao não ver mais a aids nos jornais. Fala-se muito da parte clínica, dos avanços. Mas a aids não tem mais rosto. E essa personificação da mensagem é importante”, disse. “As pessoas estão cada vez menos confortáveis para conversar sobre a sua sexualidade e isso pode gerar grandes consequências”, concluiu.


Idoso fica gravemente ferido após assassinato de jovem em Santo Amaro

 |  |

Reprodução/TV Jornal
Um idoso ficou gravemente ferido ao ser vítima de bala perdida no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife. Geraldo José da Silva, 62 anos, jogava dominó quando foi atingido pelos disparos. O alvo dos atiradores era Fábio Francisco dos Santos, 25, que foi assassinado com vários tiros na barriga, costa e cabeça.

O jovem tinha passagem pelo presídio por tráfico de drogas e dentro do bolso da calça dele foi encontrado uma pequena quantidade de crack. O idoso foi socorrido para o Hospital da Restauração (HR) no bairro do Derby, em estado grave de saúde. Momentos depois do crime, um adolescente foi apreendido pela polícia e encaminhado à Gerência de Proteção da Criança e do Adolescente (GPCA).



Aécio diz que perdeu a eleição para uma organização criminosa

 |  |

Foto: Reprodução/Internet
Aécio e o ex-presidente Lula. A relação entre os dois ficou abalada depois das eleições de 2014. Foto: Reprodução/Internet
Candidato derrotado no segundo turno das eleições presidenciais de 2014, Aécio Neves (PSDB) declarou que “perdeu para uma organização criminosa”. A fala do senador foi dita em entrevista ao canal de TV por assinatura Globo News.
O senador mineiro referia-se ao PT, partido da presidente reeleita, como uma ‘quadrilha’ e não como um partido político: “Eu perdi para uma organização criminosa que instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que está aí”, disparou.
A entrevista foi exibida nesse domingo (30), no programa do jornalista Roberto D’Ávila, na Globo News.
Aécio ainda classificou a campanha do PT em 2014 como ‘a mais sórdida da história’, repleta de acusações, calúnias e ofensas pessoais. De acordo com o mineiro, não apenas ele foi vítima dessa campanha, mas também a terceira colocada na disputa, Marina Silva (PSB/Rede), e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, morto no último dia 13 de agosto em um trágico acidente aéreo.
“Essa sordidez para se manter no poder é uma marca que perversa que essa eleição deixará”, disse o ex-candidato.
Na entrevista, Aécio também falou do ex-presidente Lula (PT), com quem mantinha boas relações, que fora