.

Mulheres Sem Terra protestam na sede da Codevasf

 | |

Cerca de 300 mulheres Sem Terra se reuniram em frente ao prédio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), no município de Petrolina. Elas se mobilizam para pedir uma adutora para o abastecimento de água em todos os assentamentos do Vale do São Francisco; abastecimento e tratamento de água para consumo e protestam contra a Parceria Publico Privada da Fazenda Pontal Sul, reivindicando a desapropriação para fins de reforma agrária.
Segundo Suely Silva da direção estadual do setor de Gênero do MST, as mobilizações no estado seguem até o dia de hoje. De acordo com Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a fazenda Pontal Sul foi ocupada em 2004. Ainda segundo o MST, o projeto de implantação da infra-estrutura de irrigação, que já foi parcialmente construída pela Codevasf com dinheiro público, vem se arrastando há anos e, com a implantação do projeto, as águas do Rio São Francisco, que sempre beneficiaram a população, beneficiará apenas empresas do agronegócio



Usuários de telefonia, internet e TV paga terão mais facilidade para cancelar conta


 | |

(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil).(Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil).O Brasil terá novas regras para telefonias fixa e móvel, internet e TVs por assinatura em 120 dias. Com a aprovação do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações, em portaria publicada pela Anatel no Diário Oficial da União, direitos e garantias dos usuários desses serviços serão ampliados.
Entre os benefícios previstos, estão facilidades para o cancelamento dos serviços, a pedido do cliente. O bloqueio passará a ser feito de forma mais automática e com prazo máximo de dois dias para a conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais.
Caso a ligação feita com a operadora caia, caberá à própria empresa fazer o retorno. Lojas associadas às operadoras passarão a ter, também como atribuição, o cancelamento de contas. Além disso, caberá a esses estabelecimentos fazer atendimento aos clientes que buscam resolver problemas na conta, bem como a fazer o registro de reclamações.
As novas regras fixam uma validade mínima de 30 dias para os créditos das contas pré-pagas. Caberá às empresas informar aos clientes pré-pagos a data de expiração dos créditos e, aos pós-pagos, que os limites de serviços de mensagem (SMS) e internet móvel estão próximos de atingir os limites previstos no plano contratado.
No caso dos pós-pagos, as novas regras prevêem ainda, faturas mais detalhadas, de forma a dar mais clareza e transparência ao serviço. O regulamento prevê que os pacotes de serviços conjuntos (combos) estejam agrupados no mesmo contrato.
Ofertas e planos de vendas terão de ser disponibilizados nos sites das operadoras. Com isso, a Anatel tenta evitar que planos iguais sejam comercializados com valores diferenciados, prejudicando alguns clientes – prática relatada em queixas reportadas à Anatel.
As principais mudanças poderão ser conferidas na página da Anatel.



Servidores da PF realizam greve de três dias


 | |

Foto: InternetFoto: InternetEm mais um movimento com o objetivo de denunciar os problemas relatados por agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal. Estes servidores paralisam, novamente, as suas atividades a partir de hoje (11), até a quinta-feira (dia 13). De acordo com a categoria, o Governo Federal está sucateando a PF, que segundo eles, vem sofrendo redução em sua estrutura de trabalho e desvalorização dos policiais, o que estaria refletindo na qualidade do serviço prestado à população.
A greve durante três dias será marcada, hoje, pela concentração e panfletaço às 9h na frente da Superintendência Regional em Pernambuco, no Cais do Apolo. No interior do estado a mobilização será em frente às delegacias da PF em Caruaru e Salgueiro. Dentro do cronograma dos policiais, a paralisação teve início nos dias 11, 25 e 26 de fevereiro.
Segundo o Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco, a categoria amarga o maior congelamento salarial da história do governo federal, que já dura sete anos, fazendo com que os policiais federais recebam menos da metade do valor dos salários dos demais servidores públicos federais. Ainda de acordo com a categoria, o último reajuste simbólico foi de 3,4% em 2009, o que tem gerado perdas salariais superiores a 40%, o que vem fazendo com que cerca de 250 policiais federais deixem a profissão todos os anos.
Além disso, os protestos também denunciam a falta de estrutura para a realização dos serviços durante a realização da Copa do Mundo, em junho deste ano, e pedem a reforma no sistema de segurança pública. O SINPEF/PE assegura, entretanto, que o objetivo da paralisação não é atingir a população, por isso, os serviços essenciais, como o controle imigratório nos portos e aeroportos e o atendimento nos setores de passaporte não serão interrompidos.
No país a greve está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Policiais Federais-FENAPEF, que representa sindicalmente mais de 20 mil policiais federais. Haverá paralisação em todas as unidades da PF nos três dias, e o tema central dessa semana é uma Campanha por uma Segurança Pública Padrão FIFA. Em Brasília o ponto alto do evento acontece na quarta-feira (12), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, e contará com centenas de policiais federais, muitos deles vindos de caravanas e vôos de outros estados, que farão uma Marcha dos Elefantes Brancos na Esplanada dos Ministérios.