.

Garanhuns recebe primeira médica cubana


 | |
Médica cubana (jaleco rosa) com Reila Rodrigues (blazer preto), supervisora da Atenção Básica, e as demais integrantes da equipe da Unidade de Saúde Familiar Breno Bezerra de Melo. Foto: Samara Pontes/Secom/PMG/DivulgaçãoMédica cubana (jaleco rosa) com Reila Rodrigues (blazer preto), supervisora da Atenção Básica, e as demais integrantes da equipe da Unidade de Saúde Familiar Breno Bezerra de Melo. Foto: Samara Pontes/Secom/PMG/DivulgaçãoA partir de hoje (14), o município de Garanhuns terá um especialista do Programa Mais Médicos integrando a Secretaria de Saúde. A primeira médica cubana a dar suporte à cidade é Ana Martha, que vai trabalhar na Unidade de Saúde Familiar Breno Bezerro de Melo, na comunidade Brasília. Outros três profissionais do programa devem ser incluídos na rede ainda neste ano. Eles deverão atender nas novas USF’s que serão erguidas nos bairros Magano, Boa Vista e Cohab 2.
Neste primeiro momento, a médica vai passar por um processo de adaptação na Unidade, conhecendo a equipe de trabalho e o ambiente para, a partir de abril, iniciar os atendimentos ao público. Segundo a Secretaria de Saúde de Garanhuns, a médica consegue se comunicar perfeitamente e não vai precisar de auxílio com o idioma.
Ana Martha, de 34 anos, é natural de Pinar del Río, em Cuba. Formada pela Faculdade de Ciências Médicas Doutor Ernesto Che Guevara de La Serna e atua na área há 10 anos. Sua especialidade é em Médico Geral Integral que, no Brasil, é equivalente a especialidade de Saúde da Família



Grupo fará propostas no Acordo Ortográfico até março de 2015

 | |
O grupo de trabalho formado no Senado para sugerir a simplificação e o aprimoramento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa pretende apresentar até março de 2015 um parecer à Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa. O relatório deve ser entregue ao governo, que poderá debater as propostas de alterações com os outros países de língua portuguesa.
O Acordo Ortográfico foi assinado e promulgado em 2008. A obrigatoriedade de aplicação do Acordo Ortográfico deveria começar a vigorar no Brasil em janeiro de 2013, mas foi adiada para 2016, por meio de decreto da Casa Civil. O tratado cria uma ortografia integrada para o português, em todas as nações que têm a língua como oficial.
Possíveis mudanças nas regras serão debatidas até o meio do ano por professores e alunos dos países de língua portuguesa, que farão propostas e relatórios sobre o assunto. As melhores sugestões serão selecionadas em setembro, no Seminário Linguístico-Ortográfico da Língua Portuguesa, e encaminhadas aos governos.



Sisutec vai abrir 291 mil vagas em cursos do Pronatec


 | |

Sisutec terá inscrições abertas a partir do dia 17 de março thumbnailSisutec terá inscrições abertas a partir do dia 17 de março thumbnailA partir da próxima segunda-feira (17), o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação vai ofertar 291.338 vagas em cursos técnicos do Pronatec para candidatos que já tenham concluído o ensino médio. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente no endereço eletrônicosisutec.mec.gov.br e se encerram no dia 21 de março. Não é cobrada taxa de inscrição ou matrícula.
Os cursos deverão ser feitos por alunos que já cursaram o ensino médio em rede pública de ensino ou em instituições privadas na condição de bolsista integral - o aluno também deverá ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.
As vagas ofertadas pelo Sisutec dizem respeito a cursos oferecidos por instituições federais de educação profissional e tecnológica, escolas técnicas vinculadas a universidades federais, escolas técnicas estaduais e municipais, serviços nacionais de aprendizagem, instituições de ensino superior privadas e escolas técnicas de nível médio privadas. O objetivo do Pronatec é qualificar mão de obra para o mercado de trabalho.
O MEC deverá divulgar o resultado da primeira chamada do Sisutec no dia 25 de março. A matrícula deverá ser feita entre os dias 26 e 28 de março, com o resultado da segunda chamada sendo divulgado no dia 1º de abril. As vagas remanescentes, por sua vez, ficarão disponibilizadas a interessados de 7 a 13 de abril - nesses casos, não será exigida a participação no Enem 2013.
Fonte: Agência Estado


Governador autoriza contratação de mil policiais aprovados em concurso

 | |

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou ontem (13) dois atos relacionados à segurança pública. Um deles trata do Projeto de Emenda Constitucional, que altera o artigo 103 da Constituição Estadual. Na prática, transformará a carreira de delegado de Polícia Civil em jurista.
E o segundo, e mais esperado por uma legião de 12 mil pessoas, autoriza a convocação de mil aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2009, para recompletar o efetivo. A contratação já foi mote de diversos protestos e até doação de sangue em mobilização solidária por parte dos aprovados no concurso.


Servidores do Detran-PE entram em greve

 | |
Os servidores do Detran-PE decidiram por unanimidade manter a paralisação dos serviços até amanhã (15). A decisão foi tomada em assembleia no final da manhã de ontem (13) na sede do órgão, na Zona Oeste do Recife. Neste período, apenas o Expresso Cidadão funcionará para atendimento da população. Na segunda-feira (17), as atividades da entidade voltam ao normal.
De acordo com o presidente do Sindicato de Servidores do Detran, Alexandre Bulhões, a categoria recebeu um ofício do governo informando que cumpriria a implantação das gratificações para examinadores e fiscalizadores de trânsito, e que pagaria a hora extra dos servidores que trabalham nos shopppings. A proposta não foi aceita, já que os trabalhadores querem que todas as reivindicações sejam cumpridas.
Entre as reivindicações, está a implantação do adicional de incentivo para todos os servidores, além da prorrogação do prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores até abril, já que "a demanda de pessoas é muito grande para o curto período de tempo para atender a todos". A população também teve problemas para imprimir o boleto pelo site, e a greve dos Correios impossibilitou a chegada da fatura em muitas residências.
Hoje (14) às 15h , os servidores irão até a Secretaria de Administração do Estado para comunicar a decisão. Após a reunião, realizarão nova assembleia de data ainda não definida para decidir os rumos do movimento.