.

 | |
Excesso de pesadelos na infância pode indicar tendência para psicoses (Foto: Ilustrativa/Internet)Excesso de pesadelos na infância pode indicar tendência para psicoses (Foto: Ilustrativa/Internet)O excesso de pesadelos na infância pode ser um sinal precoce do surgimento de transtornos psicóticos na vida adulta, sugere uma pesquisa britânica. O estudo foi publicado numa revista científica e analisou dados de 6,8 mil crianças do Reino Unido até os 12 anos de idade.
A pesquisa também mostrou que pesadelos acompanhados de gritos e movimentos involuntários durante a noite também poderiam elevar o risco do aparecimento de doenças mentais. Como parte da pesquisa, os pais tiveram de responder a perguntas sobre problemas de sono de seus filhos. Ao fim do levantamento, as crianças foram avaliadas quanto à frequência de experiências psicóticas, como alucinações e delírios.
Cerca de 47 em cada 1 mil crianças sofriam alguma forma de experiência psicótica. No entanto, aqueles que apresentavam sonhos aflitivos aos 12 anos tinham 3,5 vezes mais chances de desenvolver psicoses. O risco dobrava se a criança sofresse um distúrbio do sono conhecido como "pânico noturno", uma espécie de pesadelo potencializado, caracterizado por gritos durante a noite.

A relação entre os distúrbios do sono e as psicoses ainda não está clara. Uma teoria é de que o bullying ou outros eventos traumáticos no início da vida podem causar ambos os sintomas. Outra hipótese diz respeito às ligações dos cérebros das crianças, uma vez que as fronteiras entre o que é real e fantasioso são menos claras. Uma rotina regular na hora de ir para a cama e a qualidade do sono são elementos chave para reduzir o número de pesadelos.
 | |
As grandes metrópoles estão começando a perder o encanto aos olhos dos brasileiros. Animados com a expansão do crescimento rumo ao interior do país, e com a consequente melhoria das condições de vida fora do eixo central, e desanimados com a violência, o trânsito ruim, a necessidade de vencer longas distâncias e o alto custo das despesas no dia a dia dos centros urbanos, já há quem dispense trabalho na cidade grande em favor de municípios menores.
O movimento já se reflete em mudanças nos fluxos migratórios do país. Estudo elaborado por Cláudio Dedecca, professor titular de Economia da Universidade de Campinas, mostra que entre 2000 e 2010, a migração dentro dos estados passou de 65% do fluxo total para 72,2%. Nesse período, a migração para o Sudeste caiu de 1,8 milhão de pessoas para 575 mil pessoas.
 | |
O passaporte é válido enquanto o animal estiver vivo, mas o proprietário deve manter a vacinação sempre em dia ( Janine Moraes/CB/D.A Press)O passaporte é válido enquanto o animal estiver vivo, mas o proprietário deve manter a vacinação sempre em dia ( Janine Moraes/CB/D.A Press)Na tentativa de deixar menos burocráticas as viagens para o exterior levando animais de estimação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento começou a emitir na última semana o passaporte para cães e gatos. O documento é uma alternativa ao Certificado Veterinário Internacional, que era o único existente anteriormente. Enquanto o CVI deve ser solicitado novamente a cada viagem, o passaporte vale por toda a vida do animal.
Por enquanto, ele só é aceito nos países do Mercosul – a Argentina, o Paraguai, Uruguai e a Venezuela -, que têm acordo de equivalência com o Brasil. Pode ainda ser usado em viagens domésticas, substituindo o atestado de saúde animal. O governo não cobra taxas para a emissão, cujo prazo é 30 dias úteis após a solicitação. No entanto, é obrigatório implantar um microchip no animal detentor do documento.
A foto não é obrigatória para eles e o microchip tem código de barras. O passaporte é emitido pelas superintendências federais agropecuárias nos estados, mas nem todas já têm o sistema adequado operando. É preciso entrar em contato para saber as que estão aceitando requisições para o documento.  O Ministério da Agricultura ainda não tem um balanço de quantos requerimentos foram entregues desde que a emissão do passaporte entrou em vigor, no último dia 22.
Além da vantagem de ser um documento vitalício, a ideia é que o passaporte confira mais agilidade às viagens com bichos de estimação. O ministério acredita, por exemplo, que haverá redução no tempo de liberação em embarques, desembarques e conexões, que atualmente é cerca de 40 minutos.
 | |
Foto: InternetFoto: InternetPara garantir a tranquilidade e segurança dos foliões que participam do Carnaval de Triunfo, a Prefeitura e o Ministério Público firmaram um Termo de Ajuste de Conduta que estabelece regras para proteger turistas e moradores.  Por causa da seca e da má qualidade da água, o tradicional banho no Lago João Barbosa foi proibido visando à proteção da saúde dos foliões. A água do Lago também não pode ser usada em recipientes para a brincadeira do molha-molha.
O uso de recipientes de vidro para bebidas está proibido, incluindo copos, sendo permitidos somente os recipientes de plástico. A Polícia Militar vai fiscalizar o cumprimento dessa norma e apreender os garrafas e copos de vidro. As regras foram criadas em comum acordo com a equipe de gestores municipais e o Ministério Público. Decidiu-se também pela proibição do uso de aparelhos de som de automóveis após o encerramento das festividades e foi reforçada a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.
 | |
A presidente Dilma Rousseff homenageou ontem as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, e ressaltou o avanço feminino no mercado de trabalho. Segundo ela, metade das vagas de emprego criadas nos últimos três anos foram ocupadas por mulheres. Foram 2 milhões e quatrocentas mil mulheres que tiveram suas carteiras assinadas.
As mulheres também foram beneficiadas no acesso à terra, com 72% das propriedades da reforma agrária.  93% dos cartões do Programa Bolsa Família estão no nome das mulheres. No Programa Minha Casa, Minha Vida, a mulher tem prioridade no registro do imóvel. Do total de 1 milhão e meio de casas entregues até janeiro deste ano, 52% estão no nome delas.
As mulheres também são maioria no acesso às bolsas do Programa Universidade para Todos, que garante acesso às faculdades privadas e ao Fundo de Financiamento Estudantil e nos cursos de qualificação profissional que o Pronatec oferece.
Segundo a presidente, será construída uma Casa da Mulher Brasileira em cada capital e cada uma terá a Delegacia da Mulher, o Ministério Público, a Justiça Especializada, a Defensoria, a assistência social, o Sistema Nacional de Empregos e o Sistema S. A presidente contou que haverá também o serviço itinerante, com 54 ônibus levando o atendimento jurídico e psicológico às áreas rurais do país.
Fonte: Agência Brasil
 | |
O Coordenador da Operação Lei Seca, Tenente Albuquerque, falou a um programa de rádio em Afogados da Ingazeira, sobre a Operação Lei Seca, que acontece em 12 municípios da região do Pajeú. Ele disse que a operação está transcorrendo com tranquilidade. A questão é que apesar do aviso anterior sobre a fiscalização, o pessoal ainda teimar em beber e dirigir.
O Tenente disse ainda não ter um balanço parcial, mas afirmou que em comparação ao ano passado as abordagens estão bem menores. Os maiores problemas são com pessoas da área rural que trafegam sem a documentação necessária. As apreensões são maiores em razão da falta de o motorista estar portando a habilitação.
A Operação Lei Seca está tendo foco maior em Afogados e Tabira por conta do carnaval. Na agenda até o fim do carnaval a programação da operação vai a Triunfo e São José do Egito. A Operação confirmou que o vereador afogadense José Carlos (PSL) foi um dos autuados na operação pela combinação de álcool e direção. O vereador disse que ainda não se pronunciará sobre o episódio.
 | |
No dia 5 de março, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil lançará a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é “Fraternidade e Tráfico Humano”. A ação é uma oportunidade de chamar a atenção das comunidades cristãs no Brasil sobre este crime. O objetivo é identificar práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando a sociedade brasileira para combater o problema.
A iniciativa da CNBB conta com o apoio da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, que desde 2013 apóia a preparação da campanha e mobiliza a rede de enfrentamento ao tráfico de pessoas no País. No ano passado, juntamente com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, o Ministério da Justiça lançou a campanha Coração Azul, que aborda o mesmo tema. Integrantes da Organização das Nações Unidas mobilizam sua população e promovem a conscientização popular.
Fonte: Portal Brasil
 | |
O município de Bom Jardim canalizou esforços para promover a cultura carnavalesca e resgatar a tradição cabocla. Com o tema “Carnaval Levino Ferreira no Passo dos Caboclinhos”, e trazendo como homenageado um dos fundadores da dança folclórica na cidade, Pedro Braz de Oliveira, o famoso Pedro Cotó, a administração realizará o 1º Encontro de Caboclinhos e Burrinhas do Agreste pernambucano, onde concentrará grupos folclóricos das cidades de João Alfredo, Orobó e Bom Jardim.
O evento também reúne os maracatus (baque solto e virado) de Buenos Aires, Tracunhaém e Lagoa de Itaenga. Participam também do encontro as catirinas do Distrito de Umari, Bezarra, Feijão, Freitas, Vila da COHAB e o grupo de cavalo Marinho do povoado de Pindobinha regiões rurais de Bom Jardim.
 | |
A estrutura de mesas para o Festival de Jazz de Garanhuns foi duplicada para a edição de 2014. O total passou de 200 para 400 mesas, que ainda assim tem sido insuficientes para a demanda. Cerca de 5 mil pessoas tem assistido às apresentações do festival por noite. Na Praça Mestre Dominguinhos a festa acontece das 21h até a madrugada.
 | |
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou a resolução que regulamenta as eleições de outubro próximo. O texto teve a redação final do ministro relator, Dias Toffoli, e o seu ponto mais importante diz respeito à substituição de candidatos. Pela regra anterior, o candidato poderia ser substituído até a véspera da data do pleito. Agora, o partido só poderá mudar o candidato com até 20 dias de antecedência da data do pleito, salvo em caso de morte.
Isso vai impedir que se repita em Pernambuco, por exemplo, o que aconteceu em Verdejante nas eleições de 2012. O ex-prefeito Chico Tavares (PSD) apresentou-se como candidato à prefeitura, mesmo sendo “ficha suja”, o que, em caso de vitória, implicaria a cassação do seu mandato. Sustentou a candidatura até a sexta-feira anterior à eleição e no dia seguinte (a 24h da data do pleito) pediu para ser substituído pelo irmão, Péricles Tavares (PMDB), que venceu a eleição. Como não dava mais tempo de reprogramar a urna eletrônica, o eleitor que votou em “Chico” teve o voto computado para “Péricles”.
 | |
O juiz da 1ª Vara das Execuções Penais do Recife, Luiz Rocha, ainda não deu autorização para o ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP-PE) começar a trabalhar fora da prisão. Corrêa, condenado no processo do mensalão a 7 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto, está preso na penitenciária de Canhotinho, aguardando autorização da justiça para começar a trabalhar como médico radiologista numa clínica de Garanhuns.
Enquanto isso, já estão trabalhando os ex-deputados e réus no mesmo processo Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Pedro Henry trabalha num hospital de Cuiabá e Costa Neto num restaurante industrial no Núcleo Bandeirante, cidade satélite de Brasília.
 | |
O governo brasileiro pediu ontem (3) à Itália a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 12 anos e sete meses de prisão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato no processo do mensalão. Pizzolato tem dupla cidadania e fugiu para o território italiano para não cumprir a pena.
A documentação foi entregue pela embaixada brasileira em Roma ao Ministério das Relações Exteriores da Itália, que vai remeter o pedido ao Poder Judiciário. Constam entre os documentos, as decisões que condenaram Pizzolato no STF e o pedido elaborado pela Procuradoria-Geral da República para que o ex-diretor seja extraditado para o Brasil e cumpra a pena.
No pedido de extradição, remetido inicialmente ao Ministério da Justiça, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, reconhece que, devido à dupla nacionalidade de Pizzolato, o governo italiano não tem obrigação de extraditá-lo. De acordo com a legislação daquele país, cidadãos nacionais não podem ser extraditados. No entanto, Janot entende que a extradição pode ser feita. Segundo ele, o tratado de extradição entre os dois países criou uma hipótese facultativa de entrega de seus nacionais.
Considerado foragido desde novembro do ano passado, Pizzolato foi preso pela polícia Italiana no dia 5 de fevereiro em Maranello. Ele fugiu para a Itália em setembro do ano passado e teve o nome incluído na lista de procurados pela Interpol, a polícia internacional, em mais de 190 países.
 | |
Sob a presidência do deputado federal Roberto Freire (SP) o PPS reunirá a sua executiva nacional no próximo dia 11, em Brasília, para definir a sua política de alianças com vistas às próximas eleições. O partido já definiu em encontro anterior que vai apoiar para presidente o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, apesar de os diretórios do Rio de Janeiro e de São Paulo terem preferência por Aécio Neves (PSDB).
Em Pernambuco, no entanto, a relação do PPS com a prefeitura do Recife não sofrerá alterações. O vereador e líder da oposição, Raul Jungmann, já comunicou a Roberto Freire que continuará fazendo oposição ao prefeito Geraldo Júlio.
 | |
O governador Eduardo Campos aproveitou o dia de ontem para circular por mais seis municípios pernambucanos em companhia do candidato a sua sucessão, Paulo Câmara. Pela manhã ele foi à Casa da Rabeca, em Olinda, onde assistiu à apresentação de 60 grupos de maracatus. Antes, passou por Tracunhaém e Nazaré da Mata com a mesma finalidade: assistir à apresentação de maracatus.
Depois, o governador seguiu para Paudalho e Chã Grande em companhia de Paulo Câmara, do candidato a vice Raul Henry e do candidato a senador Fernando Bezerra Coelho.
 | |
Imagem: DivulgaçãoImagem: DivulgaçãoPesquisadores americanos desenvolveram uma membrana eletrônica que poderá substituir o marca-passo, adaptando-se ao coração como uma espécie de luva e mantendo as batidas cardíacas regularmente, por tempo indeterminado. Criado por especialistas, o dispositivo usa uma espécie de teia de sensores e eletrodos para monitorar continuamente a atividade do coração e pode, por meio de choques elétricos, manter um batimento cardíaco saudável.
Os pesquisadores usaram tecnologia modelar e uma impressora 3D para criar o protótipo da membrana, que adaptaram ao coração de um coelho, conseguindo manter o órgão perfeitamente operacional "fora do corpo, em uma solução rica em oxigênio e nutrientes". Ao contrário do marca-passo e de outra tecnologia desfibriladora já conhecida, a fina membrana elástica será feita sob medida para encaixar perfeitamente sobre o coração.
Apesar de usar os mesmos materiais rígidos da eletrônica comum, os circuitos foram desenhados em forma de S, o que lhes permite esticar e dobrar sem quebrar. Apesar de ainda não estar pronto para ser usado, o aparelho será uma importante ferramenta de investigação, permitindo aos cientistas estudar as alterações do batimento cardíaco.
 | |
A partir do apoio que será dado pela Organização Mundial da Saúde ao projeto de desenvolvimento da produção da vacina contra a esquistossomose, que em um primeiro momento propiciará investimentos de R$ 10 milhões, a Fundação Instituto Oswaldo Cruz pretende iniciar no começo do segundo semestre deste ano o desenvolvimento da Fase 2 do programa – que prevê a vacinação de crianças de 9 e 10 anos, em áreas endêmicas pré-selecionadas do Brasil e da África. A expectativa da Fiocruz é que a vacinação em larga escala possa começar em três anos.
Na primeira fase do projeto, foram vacinados apenas homens, todos moradores em áreas não endêmicas do Rio de Janeiro. Segundo pesquisadores da Fiocruz, agora, em um primeiro momento, estão previstos na Fase 2 testes no Brasil e na África e os custo dependem do número de locais onde serão feitos. Uma vez completados os testes da Fase 2, cujos resultados devem sair em cerca de dois anos e meio, a Fiocruz estará em condições de iniciar a vacinação da população-alvo - o que deverá ocorrer em larga escala.
No país, as áreas endêmicas estão centralizadas nos estados do Nordeste - Alagoas, Pernambuco e Minas Gerais são considerados hiperendêmicos.