.

Acidente grave em Bezerros deixa uma pessoa morta

 |  |   
Um acidente grave na BR-232, na altura do município de Bezerros deixou uma pessoa morta e outra ferida. A colisão aconteceu por volta do meio-dia de ontem (20) no quilômetro 100 da rodovia, próximo ao Parque de Exposições de Bezerros. Segundo testemunhas, o condutor do carro - uma Frontier branca - perdeu a direção, capotou na estrada e colidiu com poste.
As primeiras informações dão conta que havia duas pessoas no veículo, dois sargentos da Polícia Militar de Pernambuco. Um deles, Sargento Nascimento, morreu no local. O outro ferido, identificado até o momento como Sargento Edvan, ficou preso às ferragens. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros estiveram no local do acidente para resgatar a vítima e levá-la para um hospital local.


Audiência discute trabalho infantil e lei de aprendizagem em Salgueiro

 |  |   
O Ministério Público do Trabalho em Pernambuco realiza, hoje, uma audiência pública em Salgueiro. Em pauta, as ações de combate ao trabalho infantil e o cumprimento da lei de Aprendizagem pelas empresas da cidade. O encontro acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas, até o meio dia.
A audiência pública é desdobramento de ação do MPT, que há um mês esteve na cidade junto com representantes do Sistema S, tentando viabilizar a oferta de cursos profissionalizantes e de reforço escolar para adolescentes egressos do trabalho infantil, em idade de aprendizagem. A ideia é que esses jovens sejam contratados pelas empresas que precisam cumprir a cota prevista na lei.

Foram chamados os representantes de 35 empresas, do comércio e da indústria. Além delas, estão presentes a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a prefeitura e o conselho tutelar. Salgueiro é a segunda cidade em que o MPT em Pernambuco faz a articulação de incluir na aprendizagem os egressos do trabalho infantil. A primeira experiência foi em Araripina. Lá, 20 jovens receberam reforço escolar do Sesi e, atualmente, estão tendo aulas no Senai, para, na sequência, atuarem em empresas da região.



Três municípios pernambucanos recebem recomendações para evitarem compra de ingressos para a Copa 2014

 |  |
Com a proximidade da realização da Copa do Mundo FIFA 2014 — 12 de junho a 13 de julho — e a eventual aquisição de ingressos, camarotes, pacotes de hospitalidade pelo Poder Público não se harmoniza com os princípios republicano e democrático que estruturam a organização jurídico-política do Estado Brasileiro, o Ministério Público de Pernambuco expediu recomendações à Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, dos municípios de João Alfredo, Salgadinho e São Lourenço da Mata.
O MPPE recomenda que os referidos órgãos se abstenham de adquirir junto à Federação Internacional de Futebol ou às revendedoras de ingressos, camarotes, pacotes de hospitalidade ou qualquer outro espaço assemelhado para as partidas da Copa. As gestões também devem dar ciência aos outros órgãos públicos para que encaminhem às respectivas Promotorias de Justiça, no prazo de dez dias, respostas quanto à compra ou não de serviços relacionados ao Mundial.
De acordo com o promotor de Justiça Luiz Guilherme da Fonseca Lapenda, na Copa das Confederações, ocorrida em 2013, o Ministério Público foi noticiado que alguns órgãos públicos tinham a intenção de adquirir ingressos e camarotes para o evento, inclusive alguns deles recuaram após a interferência do MP. O promotor de Justiça ressalta nos documentos que a obtenção desses produtos implica em irregularidades, como desvio de finalidade da despesa pública.
Recentemente, nessa mesma linha, o Grupo de Trabalho da Copa do Mundo 2014, do Ministério Público de Pernambuco, recomendou à administração pública estadual direta e indireta que se abstenha de adquirir ingressos para os jogos do Campeonato Mundial. A decisão tomada pelo GT Copa e Procuradoria Geral de Justiça tem caráter preventivo, para que essa prática, detectada durante os jogos da Copa das Confederações, não se repita no Mundial.