.

MPF ajuíza ação contra prefeito e secretários municipais de Serrita por improbidade administrativa

 |  |


O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE) ajuizou ação de improbidade administrativa contra Carlos Eurico Ferreita Cecílio, prefeito do município de Serrita (distante 544 Km de Recife), em virtude da utilização indevida de veículos federais para finalidades particulares. Também são alvos do processo os secretários municipais de Agricultura e de Planejamento, Claudivam Alves de Araújo e Rodrigo Rufino Cecílio, respectivamente.
Segundo consta na ação, policiais federais flagraram, em novembro do ano passado, um caminhão e dois tratores com adesivos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, sendo utilizados na reforma de um açude na Fazenda Minador, que pertence a Rodrigo Cecílio, filho do prefeito Carlos Cecílio. Os veículos são do PAC – 2 e foram cedidos/doados com encargo ao município visando à manutenção de infraestrutura e execução de obras hídricas e de drenagem.
As apurações também apontaram que pessoas que dirigiam os veículos não possuíam habilitação e nem vínculo formalizado com a prefeitura. Além disso, o caminhão ainda não estava emplacado e as máquinas eram abastecidas com recursos públicos e guardadas no posto de gasolina pertencente a Rodrigo Cecílio. Destaca-se, na ação de improbidade, que os acusados tinham ciência de que empregavam bem público, de forma ilegal, em proveito particular, sem observar os princípios da moralidade, impessoalidade e interesse público, com prejuízo ao erário.
Caso sejam condenados pela Justiça Federal, as sanções previstas são o ressarcimento do dano (R$ 4,5 mil pelo uso indevido dos veículos, correspondente ao valor de três diárias), suspensão dos direitos políticos por até 10 anos, perda da função pública e pagamento de multa, bem como proibição de contratar com o Poder Público por até 10 anos.



Jovem é assassinado a tiros em Escada


 |  |


Um jovem de 21 anos foi morto a tiros na noite da última quinta-feira (20) no município de Escada, na Zona da Mata Sul do Estado. Segundo informações preliminares, o crime teria acontecido por volta das 19h de ontem. A polícia acredita que o homicídio tenha sido motivado pelo suposto envolvimento do rapaz com drogas.
De acordo com a polícia, a vítima, identificada como José Guilherme de Lyra, 21 anos, estaria na Academia da Cidade, localizada no bairro do Atalaia, no Centro de Escada, quando foi alvejada por vários disparos de arma de fogo. José Guilherme chegou a ser socorrido para o Hospital Regional do município, mas já chegou ao local sem vida. O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.
O local onde aconteceu o crime fica próximo à beira do rio, com mato alto e bastante deserto no período da noite. Segundo a polícia, por ser assim, escuro, alguns indivíduos utilizam o local para o consumo de drogas. 
Pelas caraterísticas do crime, os policias acreditam que se trata de uma execução. José Guilherme deve ser enterrado na tarde de hoje, no cemitério Santo Amaro, em Escada. O caso foi registrado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).



Capotamento de caminhão deixa dois mortos na PE-390, no Sertão

 |  |

Duas pessoas morreram após o capotamento de um caminhão carregado com telhas na rodovia PE-390. O acidente ocorreu na manhã desta quinta-feira (20) em Floresta, no Sertão de Pernambuco.

Segundo informações da Polícia Militar, o motorista teria perdido o controle da direção e logo em seguida o veículo veio a capotar. Dois homens que estavam dentro do caminhão, identificados como José Orlando Rodrigues, 36 anos, e Jacir Romisson Souza de Menezes, 25, ficaram presos às ferragens.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar as vítimas. Elas foram socorridos ao hospital local, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. A PM não soube informar quem dirigia o caminhão e nem o que teria motivado o acidente.