.

|  |
Hoje (10) começam as obras de construção do IF Sertão (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano). A pedra fundamental do campus de Serra Talhada será lançada num ato que terá início às 17 horas, no canteiro de obras que fica localizado às margens da PE 320 que liga Serra Talhada a Calumbi (em frente ao clube da Tupan).
A assinatura da autorização dos serviços acontece logo em seguida em outro evento, também com a presença do prefeito, reitor e autoridades do município na Câmara dos Vereadores local às 18 horas.
O Campus do IF Sertão em Serra Talhada ficará localizado numa área de 62 hectares, em um terreno que foi doado pela Prefeitura da Capital do Xaxado e vai oferecer cursos técnicos de Eletrotécnica, Logística e Refrigeração, além de cursos superiores de Engenharia Civil e Licenciatura em Física.
É uma obra construída com recursos do Governo Federal e está orçada em R$ 10 milhões e segundo técnicos do Instituto, deverá ficar pronta em no máximo em 18 meses.
|  |
Vigilantes de agencias bancárias localizadas em Serra Talhada e Petrolina, no Sertão do Estado, paralisam atividades nesta segunda-feira (10). A iniciativa é uma reivindicação por aumento salarial. O protesto faz parte de uma série de mobilizações realizadas desde janeiro pelo Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco em várias regiões do Estado.
Em entrevista, o diretor jurídico do sindicato, Alexandro Souza, pontuou sobre o protesto no Sertão pernambucano. “Hoje nos vamos fazer um movimento aqui em Petrolina e em Serra Talhada”, garantiu.
Os profissionais pedem um reajuste de 20% sobre o atual salário da categoria em Pernambuco, que é de R$ 789. Ainda segundo Souza, a mobilização desta segunda não visa fechar as instituições bancárias nos municípios sertanejos. “Nós não vamos fechar agências. Nós vamos tirar o vigilante. A responsabilidade de abrir a agência é do gerente”, finalizou.
|  |
Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoO saldo de duas ações da 7ª Companhia Indepedente da Polícia Militar (CIPM) foi de 3,5 mil pés de maconha e 10 mil mudas da erva incinerados na última semana. Na última sexta-feira (07), os policiais militares localizaram uma plantação com 2,4 mil pés de Cannabis em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão pernambucano. O plantio foi encontrado nas imediações da Adutora do Oeste, onde a PM também localizou 10 mil mudas da erva.
Em uma outra ação, intitulada Operação crack, realizada no último domingo (09) foram encontrados 1,1 mil pés de maconha na região da Adutora do Oeste, próximo a divisa da cidade de Orocó, no Sertão do Estado. A erva encontrada em mata fechada já atingia aproximadamente um metro de altura. A plantação era irrigada com água desviada da tubulação da adutora. No local, os policiais encontraram canos utilizados na irrigação e uma enxada.
A 7ª CIPM chegou às plantações depois de receber denúncias. A polícia, no entanto, não encontrou os cultivadores da droga. Os pés e as mudas de maconha foram incinerados.
|  |
Foto: Divulgação/PFFoto: Divulgação/PFEm comemoração ao Dia Mundial da Internet Segura, marcado para amanhã (11), a Polícia Federal em Pernambuco realizará palestra em duas instituições públicas sobre o assunto. São elas as Escolas Modelo Manoel Davi Vieira da Costa e Reginaldo Loreto, ambas em Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho. Na primeira, o encontro será às 10h e, na segunda, às 15h. O objetivo é orientar não só os estudantes, mais também os pais de alunos no combate a crimes relacionados à internet, dentre eles, a pedofilia.
De acordo com a Polícia, não há perfil definido para esse tipo de agressor. Algumas das possíveis causas para e pedofilia podendo estar relacionado a transtornos psicológicos. As estratégias para atrair crianças e adolescentes pela internet podem ser facilmente detectadas. O Brasil é o quarto lugar no consumo de pedofilia no mundo e tem como vítimas mais comuns crianças e adolescentes entre 2 e 16 anos que foram abusadas sexualmente ou tiveram imagens distribuídas na internet para consumo de rede criminosa.
|  |
Matemáticos têm o desafio de incentivar o gosto por esta ciência entre os brasileiros e preparam uma ofensiva para despertar o interesse de estudantes por meio do Congresso Internacional de Matemáticos, evento que ocorre no Brasil em 2018.  Será a primeira vez que a América do Sul recebe o encontro, o maior da categoria em todo mundo.
Com antecedência, está sendo preparada uma série de atividades e práticas educativas divertidas para incentivar os jovens. A primeira delas será o lançamento de uma campanha para crianças, na sede do Impa no Rio na terça-feira da semana que vem (dia 18).
A ideia é apresentar um programa de aulas com experimentos práticos, que será enviado para escolas de todo o país e anunciar o concurso de logomarca do congresso para estudantes. O edital do concurso também será apresentado nos próximos dias. A expectativa é que, entre os prêmios, o estudante vencedor ganhe passagem e hospedagem para participar do congresso de matemáticos em 2018. O evento ocorre a cada quatro anos e reúne cerca de 10 mil pessoas para entrega de prêmios e palestras. A próxima edição será em agosto na Coreia do Sul.
Fonte: Agência Brasil