Professores da rede estadual podem encerrar hoje a greve iniciada na segunda-feira passada. A categoria se reúne em assembleia geral agora de manhã, no Teatro Guararapes. Ontem, algumas escolas chegaram a receber professores, mas não tiveram aulas por falta de alunos. Segundo a Secretaria de Educação, 46% das unidades não funcionaram total ou parcialmente. Para o sindicato dos professores, foram 70%.
A greve continua mesmo após a Justiça ter determinado retorno imediato às aulas, sob pena de pagamento de multa de R$ 30 mil pelo sindicato. O Sintepe negou ter recebido qualquer notificação sobre a cobrança do valor. Para determinar se há ilegalidade na greve, um julgamento será realizado por três desembargadores, atuando através de um órgão colegiado do TJPE. Ainda não há previsão de quando o julgamento acontecerá.
A principal reivindicação dos docentes é a extensão do reajuste de 13, 01% a todos os profissionais e não apenas aos de nível médio, como consta no projeto de lei 79/2015, aprovado no dia 31 de março na Assembleia Legislativa.